InícioEditorialPolícia do RS prende sete pessoas por apologia ao nazismo e associação...

Polícia do RS prende sete pessoas por apologia ao nazismo e associação criminosa

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul realizou nesta terça-feira, 14, a prisão preventiva de sete investigados por crimes de apologia ao nazismo e associação criminosa, bem como por mandados de busca e apreensão em 23 endereços. Um adolescente também foi detido pela mesma acusação. A ação faz parte da terceira fase da Operação Accelerare e contou com a participação de 100 policiais civis. Foram também apreendidos materiais e simbologias de apologia ao nazismo, fardamento inspirado no exército nazista, armas brancas, simulacros de arma de fogo e literatura com conteúdo fascista e nazista. Os mandados de busca e apreensão foram realizados no Rio Grande do Sul, Curitiba (PR), São Paulo (SP), Araçoiaba da Serra (SP), Ribeirão Pires (SP) e Fortaleza (CE).

A operação já dura sete meses e teve início após uma denúncia anônima relatar a existência de diversos grupos neonazistas e extremistas no Rio Grande do Sul. As operações contaram com o apoio da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e levaram à prisões de suspeitos e apreensão de equipamentos eletrônicos. Segundo os agentes de segurança, o conteúdo extraído de telefones celulares, permitiu a identificação de diversas células ou grupos neonazistas com características extremistas, separatistas e racistas. A operação tem objetivo de combater crimes de ódio e desarticular uma organização responsável pelo aliciamento de colaboradores via redes sociais, jogos e aplicativos de mensagens.

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Rodri diz que Vinicius Júnior é ‘um dos melhores do mundo’, mas destaca que ele precisa aprimorar

Rodri, que recentemente conquistou a Bola de Ouro, fez comentários positivos sobre Vinícius Júnior,...

TST mantém demissão por justa causa de dependente químico que recusou tratamento

Agente de operação de uma empresa ferroviária em São Paulo, um homem que pretendia...

Venezuela inicia investigação contra María Corina Machado por suposta traição à pátria

A Procuradoria da Venezuela iniciou uma nova investigação contra a líder da oposição, María...

Mulher é baleada dentro de carro no RJ após visitar filha internada em hospital

Uma mulher foi baleada dentro de um carro, no momento em que voltava da...

Mais para você