InícioEditorialPolítica NacionalPrefeitura de São Paulo sanciona Plano Diretor da capital com 10 vetos

Prefeitura de São Paulo sanciona Plano Diretor da capital com 10 vetos

Entre os itens vetados por Ricardo Nunes estão a criação de um banco de dados de habitação popular e ajuda para pagamento do aluguel para pessoas de baixa renda  

Ernesto Rodrigues/Estadão Conteúdo

Nova legislação substituirá o modelo aprovado em 2014 e poderá ser revisto em 2029

Na manhã deste sábado, 8, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), publicou a sanção do novo Plano Diretor da capital paulista. O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo no final de junho com 44 votos favoráveis e 11 contrários. Contudo, 10 itens do projeto original foram vetados, entre eles a criação de um banco de dados de habitação popular, ajuda para pagamento de aluguel a pessoas de baixa renda e do teto do valor de aluguel para famílias com baixo poder aquisitivo. A nova legislação substituirá o modelo antigo, aprovado em 2014 durante a gestão de Fernando Haddad (PT). Mesmo com boa parte da oposição se mostrando contrária à nova lei urbanística, o dispositivo foi aprovado, e a próxima revisão está prevista para ocorrer em 2029. Alguns pontos acabaram gerando controvérsias, como a permissão de prédios mais caros próximos às áreas de transporte coletivo; mais locais na cidade com permissão de prédios mais altos; construção de prédios com mais vagas de garagem; e permissão de prédios maiores nos miolos do bairro que estão distantes dos corredores de transporte urbano.

*Com informações da repórter Beatriz Manfredini

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Investimento direto tem melhor março em 12 anos, diz BC

Somou US$ 9,6 bilhões, com alta de 30,6% em comparação com o mesmo período...

Wanessa e Dado planejam construir casa na Chapada dos Veadeiros

Tão pouco reataram o namoro, Wanessa Camargo e Dado Dolabella estariam planejando o próximo...

Mais para você