InícioEditorialPrefeitura do Rio antecipa início da Operação Verão

Prefeitura do Rio antecipa início da Operação Verão

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Seop), deu início nesta quinta-feira, 7, a Operação Verão 2023/24. A ação ocorrerá na orla das zonas sul, oeste e Ilha do Governador, além dos parques de Madureira e de Deodoro. A iniciativa tem por objetivo reforçar as ações de ordenamento, fiscalizações das posturas municipais, patrulhamento preventivo, e, também, proporcionar mais segurança à população; tanto no deslocamento até as praias, quanto na permanência nelas. Ao todo, 600 agentes irão atuar neste início da Operação Verão e, à medida em que o fim do ano e o calor forem se aproximando, mais agentes serão integrados ao efetivo. “Vamos iniciar as ações da Operação Verão já no início de setembro, com o objetivo de agir preventivamente e coibir as irregularidades na orla das praias da cidade, em uma época do ano em que essa região já começa a atrair mais visitantes e turistas”, destaca o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

O foco dos agente será no ordenamento e na fiscalização de ambulantes; na fluidez do trânsito; nas vistorias dos barraqueiros de praia e quadras de esportes localizadas nas areias. As equipes contarão com24 reboques para combater o estacionamento irregular. Dependendo da situação climática, a Guarda Municipal vai montar tendas operacionais em pontos estratégicos da faixa de areia para apoio às equipes do Subgrupamento de Operações de Praia, que atuam exclusivamente nas praias. As tendas serve também para facilitar a visualização para crianças perdidas.

Neste verão, a Prefitura terá algumas novidades. A primeira é a distribuição de pulseiras para a identificação dos pequenos, esta identificação ajuda os agentes a localizarem com mais rapidez os responsáveis da criança perdida. E a segunda será a distribuição, em setembro, da “Cartilha Educativa ao Comerciante Barraqueiro de Praia!” para  informar as obrigações cotidianas, direitos, permissões, e obrigações.  A operação vai contar com equipes da Guarda Municipal, Subsecretaria de Operações (SUBOP), Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), do Programa Rio+Seguro, Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC), Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF), Gerência de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (GFER) e do Programa BRT Seguro.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Sobe para 31 o número de mortos por chuvas no Rio Grande do Sul

Segundo último balanço da Defesa Civil, 235 dos 496 municípios gaúchos foram afetados pelos...

Lula promete a Pacheco que vai selar armistício entre ele e Haddad

Foto: Roque de Sá/Arquivo/Agência Senado O senador Rodrigo Pacheco 03 de maio de 2024...

Milionário é assaltado por adolescente de bicicleta em Salvador

Reprodução 1 de 1 Foto colorida do geólogo baiano e empresário do setor mineral,...

Brasileira bate recorde mundial de visualizações com trend indiana

Reprodução 1 de 1 Foto colorida de Camila Pudim - Metrópoles ...

Mais para você