InícioNotíciasPolíticaPresidente da Caixa diz que auditoria apura calote da gestão Bolsonaro

Presidente da Caixa diz que auditoria apura calote da gestão Bolsonaro

A presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, declarou, por meio das redes sociais, que o banco realiza auditoria interna para investigar utilização do consignado do Auxílio Brasil durante a campanha de reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022.

“Tanto o Consignado do Auxílio Emergencial quanto o programa de Microfinanças estão sendo investigados pelos órgãos de controle, fiscalização e pela auditoria interna. A Caixa tem colaborado plenamente, fornecendo todas as informações solicitadas, demonstrando nosso compromisso com a transparência e a prestação de contas”, escreveu a presidente da instituição financeira.

Rita Serrano expõe que o programa de microfinanças e o crédito consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil teriam impactado a liquidez da Caixa. Segundo a presidente do banco, a inadimplência do programa ultrapassou 80%, mas o calote é coberto pelo Fundo Garantidor de Microfinanças (FGM), que recebeu R$ 3 bilhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A declaração de Rita Serrano acontece após uma reportagem do portal UOL mostrar um possível calote durante o governo Bolsonaro na liberação de crédito da Caixa durante a campanha eleitoral.

“Ao assumir a presidência, deparei-me com os desafios decorrentes das iniciativas adotadas pela gestão anterior, especialmente os programas Consignado do Auxílio Emergencial e de Microfinanças, implementados durante o governo Bolsonaro”, disse a presidente da instituição financeira.

“Desde o meu tempo como conselheira de administração, manifestei preocupação em relação a essas medidas, e as questionei por considerá-las contestáveis, implementadas às vésperas das eleições de 2022 e com um apelo excessivo ao endividamento da população vulnerável”, completou Serrano em uma publicação em sua conta no Twitter.

Sindicalista, Rita Serrano integrou o conselho de administração da Caixa durante o governo de Bolsonaro, como representante dos funcionários do banco. Ela também chegou a ocupar a diretoria da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).

A presidente da Caixa também citou abalos na instituição financeira devido aos casos de assédio sexual cometido por Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa, e a manutenção de linhas de crédito que sofreram oscilações no segundo semestre de 2022.

“Apesar desses desafios enfrentados, a Caixa se mantém sólida, graças principalmente à dedicação e comprometimento de nosso corpo funcional. Mesmo diante de pressões e ameaças, nossos empregados e empregadas permaneceram firmes, lutando para preservar a natureza pública e sustentável do banco”, ressaltou a presidente da Caixa.

Pedro Duarte Guimarães presidente da caixa economica federal no governo Jair Bolsonaro

No fim do ano passado, um grupo de funcionárias decidiu romper o silêncio e denunciar as situações de assédio pelas quais passaramRafaela Felicciano/Metrópoles

Pedro Duarte Guimarães presidente da caixa economica federal no governo Jair Bolsonaro

As mulheres relatam toques íntimos não autorizados, abordagens inadequadas e convites heterodoxos, incompatíveis com o que deveria ser o normal na relação entre o presidente do maior banco público brasileiro e funcionárias sob seu comandoRafaela Felicciano/Metrópoles

Pedro Duarte Guimarães presidente da caixa economica federal no governo Jair Bolsonaro

Pedro Duarte Guimarães, 51 anos, assumiu a presidência da Caixa Econômica Federal logo após a posse de Jair BolsonaroRafaela Felicciano/Metrópoles

Pedro Duarte Guimarães presidente da caixa economica federal no governo Jair Bolsonaro

Pedro Guimarães entrega crachá da Caixa para o presidente BolsonaroIgo Estrela/Metrópoles

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

2º turno será no dia 27 de outubro; entenda como funciona

(FOLHAPRESS) - O 2º turno das eleições municipais de 2024 está marcado para o...

Espanha atropela a Sérvia e garante vaga nas quartas de final da Liga das Nações

Sem o craque Lamine Yamal, que está lesionado, a Espanha venceu a Sérvia por...

2º turno será no dia 27 de outubro; entenda como funciona

(FOLHAPRESS) - O 2º turno das eleições municipais de 2024 está marcado para o...

Saque-aniversário do FGTS poderá ser utilizado para compra de passagens aéreas

As companhias aéreas Gol e Azul implementaram uma nova forma de pagamento para a...

Mais para você

[the_ad id="181056"]