InícioEditorialEconomiaPrévia do IBGE registra deflação de 0,37% em setembro

Prévia do IBGE registra deflação de 0,37% em setembro

A prévia da inflação de setembro ficou em -0,37%. Essa é a segunda queda seguida, depois da de agosto, que marcou -0,73%. O preço dos combustíveis teve a maior influência, com destaque para o recuo da gasolina, que teve o impacto negativo mais intenso, com queda de 0,52 pontos percentuais. 

As informações se referem ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15, divulgado nesta terça-feira (27) pelo IBGE. Entre os aumentos, estão a alta superior a 8% nas passagens aéreas, que voltaram a subir depois da queda de 12% em agosto. 

O grupo Comunicação teve queda de 2,74%. A variação negativa teve o resultado influenciado pela redução nos preços dos planos de telefonia fixa, de -6,58% e de telefonia móvel, de -1,36%,  além da redução de preços nos pacotes de acesso à internet, de -10,57% e nos combos de telefonia, internet e TV por assinatura, de -2,72%. 

Já o grupo de Alimentação e bebidas teve recuos nos preços do óleo de soja, de 6,50%; do tomate, que ficou 8,04% mais barato e do leite longa vida, com redução de 12% no preço. Apesar dessa queda em setembro, o preço do leite acumula alta de 58,19% no ano pelo IPCA-15. Os subitens que tiveram alta no grupo foram cebola, com 11,39%, frango em pedaços, de 1,64%, e frutas, que aumentaram 1,33%.

O IPCA-15 mede o poder de compra das famílias com rendimentos entre 1 a 40 salários-mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e do município de Goiânia.

Economia Rio de Janeiro 27/09/2022 – 14:47 Raquel Mariano / Guilherme Strozi Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional Inflação Combustíveis gasolina Alimentos terça-feira, 27 Setembro, 2022 – 14:47 158:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ex-adversários republicanos apoiam Trump na corrida eleitoral

Nikki Haley e Ron DeSantis discursaram no 2º dia da Convenção Nacional Republicana ...

“Abin paralela”: Ramagem presta depoimento à PF nesta quarta (17/7)

O delegado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre...

TRE-RS cassa mandato do deputado federal Maurício Marcon

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) determinou a cassação do...

Mais para você