InícioEditorialPolítica NacionalProcissão marítima reúne fiéis para homenagear o Senhor do Bonfim

Procissão marítima reúne fiéis para homenagear o Senhor do Bonfim

Foi sob o soar de sinos e o cantar do povo que a imagem peregrina do Senhor do Bonfim chegou, pelo mar, ao Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, após um hiato de dois anos, devido à pandemia. A peça, que ostenta as bandeiras da Bahia e do Brasil, deixou sua casa, a Basílica do Bonfim, em procissão terrestre, pouco depois das 7h, com muitos aplausos e fogos.

A chegada à Conceição, que aconteceu às 11h, era esperada por bastante gente. A vendedora Casemira Santos, de 62 anos, não quis arriscar e aguardou o momento desde as 9h. Nem a chuva foi capaz de impedi-la. “Eu sou muito devota de Senhor do Bomfim e acompanho sempre a lavagem. Esses dois anos deixaram saudade, então, hoje, eu tinha que vir”, contou, feliz, Casemira.

Já o advogado Reginaldo Lima, 55, simplesmente teve o privilégio de chegar de São Paulo com a família na mesma hora que a imagem. “Nós chegamos num navio aqui, vimos Senhor do Bonfim saindo do mar e resolvemos acompanhar a procissão”, contou o sortudo.

Ao longo do percurso até a Ponta de Humaitá, onde embarcou num catamarã, às 8h, devotos faziam orações e entoavam cânticos em louvor ao Senhor do Bonfim, como o famoso hino ‘Glória a Ti’ — que completa seu centenário neste ano e é tema da mais tradicional lavagem de Salvador.

Pela primeira vez nessa procissão, antes ocorrida apenas em 2020, a dona de casa Ana Cristina Alencar, 51, aproveitou para agradecer a vida e pedir mais saúde e força, para seguir em frente. “Eu tô viva e ele pode me dar a oportunidade de estar presente em todos esses momentos”, comemorou Ana. “Ele tá me dando essa força pra subir a Colina Sagrada. Se eu não tiver ele, não tenho nada”, enfatizou.

A procissão também fez a alegria de quem apenas tinha ido à frente de casa, para acompanhar a passagem, como a vendedora Fátima Garcia, 58. “Senhor do Bonfim é o nosso protetor, que cuida da gente, ainda mais aqui no bairro do Monte Serrat”, disse ela. “É uma vitória a gente estar morando aqui e ele passando na porta. Fico muito feliz.”

Ainda no Humaitá, a condução ganhou o reforço do governador Jerônimo Rodrigues (PT), e de seu vice, Geraldo Júnior (MDB), até embarcar no catamarã, no qual foi conduzida na dianteira. “A vinda nossa aqui é para divulgar essa iniciativa da irmandade e, acima de tudo, pedir a Deus que o Brasil continue unido para o combate à fome e ao desemprego”, declarou Jerônimo.

No mar, uma missa foi celebrada pelo reitor da Basílica Santuário Senhor do Bonfim, o padre Edson de Menezes. Segundo Edson, o objetivo de fazer o translado pelo mar é rememorar a chegada da imagem a Salvador, há 277 anos, também de barco. “Antes, a imagem era levada de carro, sem nenhuma solenidade. Mas nós achamos que é preciso dar esse realce”, explicou ele.

O padre afirmou ainda que acredita que o feito tenha vindo pra ficar. “Aconteceu em 2020 devido à celebração do ano jubilar. Mas o povo gostou e começou a pedir, então, quando o povo pede a gente procura atender”, revelou.

A procissão marítima passou por Ribeira e Barra antes de desembarcar no Comércio. Lá — mais precisamente, na rampa da Praça Cairu —, a imagem seguiu, novamente por via terrestre, à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, onde aconteceu o encerramento do ato. Ela retorna nesta quinta-feira (12), quando ocorre a lavagem do adro da Basílica do Bonfim.

Confira a programação:

7h: Saída da 8ª Caminhada ‘Lavagem de Corpo e Alma’, da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada.

– Haverá recolhimento de doações de gêneros alimentícios;

– Após a chegada da Caminhada, o reitor da basílica, o padre Edson Menezes, transmitirá, da janela central da igreja, uma mensagem, rezará com os fiéis uma oração pela paz e concederá a bênção, apresentando a imagem do Senhor do Bonfim. Depois desse momento, será realizada a lavagem do adro do santuário.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

TST mantém demissão por justa causa de dependente químico que recusou tratamento

Agente de operação de uma empresa ferroviária em São Paulo, um homem que pretendia...

Venezuela inicia investigação contra María Corina Machado por suposta traição à pátria

A Procuradoria da Venezuela iniciou uma nova investigação contra a líder da oposição, María...

Mulher é baleada dentro de carro no RJ após visitar filha internada em hospital

Uma mulher foi baleada dentro de um carro, no momento em que voltava da...

Detran-Ba institui Comitê permanente de gênero, raça, diversidade e inclusão

No mês da consciência negra, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) estabeleceu, por meio...

Mais para você