Um cenário de horror tomou conta do posto de combustíveis Itapagipe, localizado às margens da BA-526, perto da Ceasa de Simões Filho. Na madrugada desta quinta-feira (30), cinco homens encapuzados e armados invadiram o local para cometer um assalto e terminaram baleando dois homens. Além disso, explodiram um cofre e assaltaram clientes e funcionários da empresa.
Os homens chegaram no posto de combustíveis usando um carro branco. Após cometer os assaltos, eles espalharam explosivos pelo local e conseguiram explodir a sala do cofre. Um malote de dinheiro foi roubado, mas a quantia não foi divulgada. Antes de fugir, eles atiraram no segurança do posto e em um cliente.
O segurança foi atingido por um tiro na região do quadril. Ele foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cia I, onde aguarda uma transferência para um hospital para fazer uma cirurgia. Apesar disso, o funcionário não corre risco de morte.
O cliente do estabelecimento foi baleado por um tiro de raspão na perna. Ele também foi atendido na unidade hospitalar e liberado em seguida, já que o ferimento foi superficial. Ele estava dormindo dentro de um caminhão, quando os homens armados chegaram no posto.
“Eu ouvi um barulho, achei que alguém tinha batido no caminhão e eu desci para ver o que estava acontecendo. Quando eu percebi o cara já estava me enquadrando com a arma pedindo a carteira, dinheiro e celular. Eu entrei no caminhão para procurar, mas demorei. Quando eu desci, ele já foi me dando um tiro”, contou o cliente, em entrevista à TV Bahia. A identidade dele não foi revelada.
Equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar estiveram no local, mas os homens fugiram antes da chegada das guarnições. Segundo a PM, foram realizadas buscas na região, mas nenhum dos suspeitos foi encontrado. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado.
Após a ação dos bandidos, o cenário no posto de combustíveis era de destruição. Os escombros da parede arrombada formaram uma montanha de concreto e pedaços dos explosivos podiam ser vistos pelo chão. Um carro de passeio que estava estacionado no local e também pertencia ao cliente baleado, teve os vidros explodidos e as laterais amassadas com o impacto da explosão.
Após a perícia realizada pela Polícia Civil, os funcionários começaram a retirar os destroços. Esta é a segunda vez que o posto de combustíveis é alvo de bandidos. O ataque anterior ocorreu em 11 de outubro de 2021. O caso não foi confirmado pela polícia, mas segundo a TV Bahia, na época, homens armados também explodiram o cofre. Frentistas e um segurança do posto foram rendidos pelos assaltantes e outro segurança foi agredido.
A reportagem não conseguiu contato com a gerência do posto de combustíveis.
*Com orientação da subeditora Tharsila Prates