InícioEditorialEconomiaQuase 60% dos acordos trabalhistas não superaram a inflação em junho

Quase 60% dos acordos trabalhistas não superaram a inflação em junho

A média de reajustes salariais, no mês de junho, acompanhou o mesmo percentual da inflação acumulada no ano, em torno de 11%. Isso significa que, no geral, não houve ganho real. Essa e outras informações sobre negociações coletivas de reajuste salarial, perfil de contratados no país, indicadores do mercado de trabalho e pesquisa salarial, estão disponíveis todo mês na internet, na plataforma Salariômetro, da Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Criada há dez anos, a ferramenta pode ajudar na pesquisa de quem está à procura de emprego e quer consultar o salário no mercado de trabalho. De acordo com o coordenador do Salariômetro e também Professor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo, Hélio Zylberstajn, o boletim de julho, referente ao mês anterior, aponta que mais de 40% dos acordos trabalhistas conseguiram superar a inflação, no reajuste salarial, o chamado INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

Hélio Zylberstajn ainda destaca outra dificuldade dos trabalhadores: negociar os benefícios trabalhistas. A comparação foi feita entre o primeiro semestre deste ano e o primeiro do ano passado.

Mas o especialista se diz otimista em relação a este segundo semestre de 2022. A expetativa é de que a inflação deixe os dois dígitos e encerre o ano em torno dos 7% e isso amenize a situação dos trabalhadores, na hora de negociar os reajustes.

Outra informação que o Salariômetro de junho traz é que os salários pagos no mês passado foram, em média, de R$ 1.634, valor 34% acima do salário mínimo.

A plataforma na internet pode ser acessada no endereço: salariometro.fipe.org.br

 

 

Com produção de Michelle Moreira

Economia Brasília 27/07/2022 – 17:40 Nádia Faggiani / Guilherme Strozi Sayonara Moreno – Repórter da Rádio Nacional Acordo Salarial Inflação trabalhadores Poder de Compra quarta-feira, 27 Julho, 2022 – 17:40 179:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

TST mantém demissão por justa causa de dependente químico que recusou tratamento

Agente de operação de uma empresa ferroviária em São Paulo, um homem que pretendia...

Venezuela inicia investigação contra María Corina Machado por suposta traição à pátria

A Procuradoria da Venezuela iniciou uma nova investigação contra a líder da oposição, María...

Mulher é baleada dentro de carro no RJ após visitar filha internada em hospital

Uma mulher foi baleada dentro de um carro, no momento em que voltava da...

Detran-Ba institui Comitê permanente de gênero, raça, diversidade e inclusão

No mês da consciência negra, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) estabeleceu, por meio...

Mais para você