Símbolo de pluralidade cultural, a Copa do Mundo nos presenteia a cada quatro anos com grandes duelos entre seleções dos seis continentes. Em 2022, as estrelas do futebol internacional se reunirão no Catar, entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro.
Veja quais são os principais craques deste Mundial:
Messi e Cristiano Ronaldo
Entre os jogadores que devem se despedir do torneio estão os veteranos Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Apesar da expectativa depositada em cima de ambos, os dois atacantes vivem fases bem diferentes.
Messi está com 35 anos e atravessa bom momento no Paris Saint-Germain, onde atua ao lado de Mbappé e Neymar. O argentino chega ao Mundial bem mais tranquilo, depois de liderar a sua seleção nos títulos da Copa América, em 2021, e da Finalíssima, em 2022.
Aos 37, Cristiano Ronaldo não vive boa fase no Manchester United. O camisa 7 tem amargado o banco de reservas nesta temporada e vive um grande conflito com o técnico Erik ten Hag. Por Portugal, seus números neste ano estão abaixo do normal (apenas dois gols em sete jogos), mas o gajo ainda se mantém como o líder de uma das melhores gerações que o país já teve.
Neymar
Astro da Seleção Brasileira, Neymar começou a temporada 2022-23 em excelente fase no PSG. Polivalente, o camisa 10 realiza funções de meia e atacante, contribui com gols e assistências e desponta entre os principais nomes para a Copa do Mundo.
Mesmo tendo se envolvido em polêmicas políticas nos últimos meses, Neymar não deixou isso afetar seu futebol e vive momento menos individualista dentro de campo. Neste Mundial, divide o setor de ataque do Brasil com outros excelentes pontas, como Vinícius Jr, Antony e Raphinha.
Mbappé e Benzema
Tão favorita quanto o Brasil ao título da Copa do Mundo, a atual campeã França ganhou no ano passado o reforço do centroavante Karim Benzema. O atual vencedor da Bola de Ouro passou seis anos afastado por conta de um processo criminal envolvendo o ex-companheiro de seleção Mathieu Valbuena.
Benzema tem como dupla Kylian Mbappé, atacante do PSG que foi um dos grandes destaques do Mundial de 2018. No ano passado, os dois iniciaram a parceria com o pé direito ao vencer a Liga das Nações 2020-21.
Lewandowski
Eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa nas últimas duas temporadas, Robert Lewandowski trocou há poucos meses o estável e vitorioso Bayern de Munique por um frágil Barcelona em processo de reconstrução.
Nesta Copa do Mundo, a missão do camisa 9 é levar a Polônia às oitavas de final. Esse seria um grande feito para a seleção alvirrubra, que participou de apenas três edições do torneio desde 1986 e não disputou o mata-mata em nenhuma delas.
Harry Kane
Outro centroavante que chega com bastante pompa ao Catar é Harry Kane. Chuteira de Ouro do Mundial de 2018, o capitão da Seleção Inglesa acumula diversas artilharias na carreira e faz ótimo início de temporada no Tottenham.
Até o momento, Kane marcou 12 gols em 15 jogos na Premier League 2022-23. No ano passado, o atacante conduziu a Inglaterra ao vice-campeonato da Euro 2020. A primeira participação dos britânicos na final do torneio terminou com derrota nos pênaltis para a Itália, após empate no tempo regulamentar.
De Bruyne
Meia criativo e bastante eficiente, Kevin de Bruyne foi um dos carrascos do Brasil na eliminação para a Bélgica, nas quartas de final do último Mundial, na Rússia. Naquele jogo, ele marcou o segundo gol da vitória por 2 a 1.
Apesar de ter se enfraquecido nos últimos anos, a Seleção Belga contará neste ano com uma das melhores versões de De Bruyne. Campeão da última Premier League, o camisa 7 foi eleito o melhor jogador do campeonato e terminou em terceiro lugar na eleição do Bola de Ouro.
Son Heung-min
Melhor jogador do futebol asiático, Son Heung-min é um fenômeno entre os jovens. O atacante é a grande referência da Seleção Sul-Coreana, que sonha em repetir o feito da Copa do Mundo de 2002, em que chegou às semifinais.
Son faz um início de temporada modesto no Tottenham, com apenas cinco gols em 19 partidas, mas teve em 2021-2022 a fase mais goleadora de sua carreira. No ano passado, ele balançou as redes 23 vezes na Premier League e venceu a Chuteira de Ouro do campeonato.
Sadio Mané
Senegal vive uma incógnita. Vencedora da Copa Africana das Nações de 2021, a seleção poderá não contar com o seu principal jogador neste Mundial. O atacante Sadio Mané, do Bayern de Munique, foi convocado pelo técnico Aliou Cissé, mas ainda pode ser cortado.
Mané não viajou com o restante do grupo senegalês para o Catar e tem data incerta para chegar ao país. Segundo colocado na última edição da Bola de Ouro, o camisa 10 sofreu uma lesão na fíbula direita e luta para se recuperar a tempo do início da fase de grupos.
Nessa terça-feira (15/11), o vice-presidente da Federação Senegalesa, Abdoulaye Sow, confirmou que a equipe jogará as primeiras partidas sem Sadio à disposição. Ele não deu data certa para seu retorno, mas afirmou que a equipe precisa de ter confiança para jogar sem Mané.