Foram dez anos de espera, mas a Comunidade Quilombola de São José dos Portugueses, localizada no noroeste do Maranhão, é a primeira produtora de polpa do estado; e a segunda do país, a obter autorização do Ministério da Agricultura para vender no mercado formal.
Isso quer dizer que agora a comunidade quilombola maranhense poderá oferecer os produtos não só para o mercado, mas também para programas como o PNAE – que é o Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Pelo menos 30 famílias estão diretamente envolvidas no projeto e esse número pode ser ampliado para 170.
A ação também é importante para a oferta de alimentos agroecológicos para a população da região, uma das mais pobres do país, como explica a presidente da Associação, Raimunda Nascimento e Coelho.
A comunidade fica na região do Alto Turi, que tem um dos mais baixos índices de renda e educação do país. De acordo com Silvana Bastos, assessora técnica do Instituto Sociedade, População e Natureza, acredita que o registro pode trazer benefícios ambientais, sociais e econômicos.
A região onde a comunidade quilombola está localizada é muito rica em diferentes espécies de frutas, como açaí, bacuri, abacaxi, murici, cupuaçu, goiaba, buriti, entre outras. A produção de polpa pode chegar inicialmente a 115 toneladas por ano. Apesar desse potencial, hoje grande parte das polpas ainda vêm do estado vizinho, Pará.
Economia São Luís (MA) 03/06/2022 – 17:12 Nádia Faggiani / Guilherme Strozi Gabriel Corrêa – Repórter da Rádio Nacional quilombolas Polpa Venda de Produtos Maranhão sexta-feira, 3 Junho, 2022 – 17:12 132:00