17:36
Com o artigo que transcrevo abaixo, Cristovam Buarque (PDT-DF) inaugura seu blog, talvez o primeiro de um senador.
“Muito raramente, a liberdade de imprensa termina de uma vez. Em geral é aos poucos, sem que se perceba para onde vamos. Às vezes, o processo pode até começar com uma boa intenção, ou a ideia de boa intenção, e a opinião pública, inclusive os democratas, aceitam os primeiros passos. É tarde quando se descobre a tragédia do controle sobre a imprensa.
Lembrei disso, ao ler matérias nos jornais de hoje, sobre o projeto de lei do nosso governo, instituindo o Conselho Federal de Jornalismo. Nas declarações, passa a ideia de defesa do exercício da profissão de jornalista. Pode até ser esta a intenção, mas o resultado pode, ao longo do tempo, se transformar no controle da imprensa. Um projeto como este não deveria ser enviado ao Congresso sem um cuidadoso debate com toda a sociedade, especialmente com os deputados e senadores.
Isso é ainda mais necessário quando autoridades do governo têm nos últimos dias lançado críticas à imprensa, denunciado que muitas das matérias sobre recentes escândalos são manipulações.
A ideia não pode ser apressada e o momento é absolutamente inoportuno.
Precisamos estar atentos, todos os brasileiros, ainda mais os do PT e o próprio governo. Em nome de uma boa intenção, podemos estar dando o primeiro passo para a tragédia da censura.”