InícioEditorialRecuperado da tragédia do Carnaval, litoral norte recebe 800 mil turistas no...

Recuperado da tragédia do Carnaval, litoral norte recebe 800 mil turistas no feriado da Independência

O feriado prolongado de 7 de Setembro, no qual é celebrado o Dia da Independência, é o primeiro do segundo semestre. Em meio a ondas de calor incomuns para a época, o movimento nas estradas foi grande no começo da folga, com milhares de turistas indo rumo ao interior e ao litoral de São Paulo. Para algumas cidades costeiras, a sensação é de recuperação, já que este é um dos primeiros feriados prolongados após as tempestades do Carnaval e o período de reconstrução subsequente. Juntas, Bertioga, Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba devem receber cerca de 800 mil turistas. Outro caso é o do Guarujá, cidade da Baixada Santista que, recentemente, ganhou holofotes após uma série de ações da Operação Escudo, da Polícia Militar, contra o crime organizado. Diante desse cenário e da possibilidade de atrair turistas, as prefeituras investiram em atrações e em programação especial para o feriado.

Em Caraguatatuba, a prefeitura espera que o município receba neste feriado prolongado cerca de 250 mil visitantes. A Secretaria Municipal de Turismo informou que a taxa de ocupação registrada pela Associação Comercial e Empresarial (ACE) e Associação de Hotéis e Pousadas (AHP) está em 80%. “Este feriado é de extrema importância para o município e demais cidades litorâneas, pois serve como um termômetro para o início da temporada de verão”, afirmou o secretário adjunto de Turismo, Rodrigo Tavano. Quem descer para o litoral poderá aproveitar as praias de norte a sul da cidade. Isso porque a previsão do tempo promete dias ensolarados durante o feriado. Outra opção para quem visitar o município é degustar das comidas do 18º Caraguá a Gosto. Ao todo, 62 estabelecimentos participam do evento com 104 pratos para o público avaliar e ainda concorrer a prêmios. Outra dica é visitar os pontos turísticos mais badalados de Caraguatatuba: o Morro Santo Antônio, o Complexo do Camaroeiro e Mirantes da Orla, com atrativos para quem quer praticar atividades físicas ou contemplar belíssimas paisagens. Além disso, a cidade conta com as Praças dos Artesãos, no Centro e na Praia Martim de Sá, a Fazenda do Mexilhão, na Praia da Cocanha, e o passeio no Rio Juqueriquequê, o maior navegável da região, no bairro Porto Novo.

A vizinha Ubatuba projeta 270 mil pessoas até o domingo. Repleta de quiosques, a Praia Grande, a mais badalada da cidade, se verá novamente apinhada de guarda-sóis, banhistas e praticantes de beach tennis (a nova onda do momento). Para quem prefere um ambiente mais reservado, a Praia do Purumba é a ideal. Já os praticantes de esportes radicais costumam frequentar a Praia do Sununga. A cidade ainda oferece o Festival Gastrônomico Quilombo da Fazenda, que será realizado nesta sexta-feira, 8, na Casa da Farinha (Sertão da Fazenda), e o Festival Rita Lee, marcado para o domingo, a partir das 19h, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

Em Bertioga, a expectativa é de que cerca de 60 mil turistas visitem o município. Segundo a Secretaria de Turismo e Cultura, os destinos mais procurados são as praias espalhadas em 33 quilômetros de faixa de areia. Segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), todas são apropriadas para banho. O município ainda informou que, excepcionalmente, neste feriado não haverá programação especial. Por sua vez, a Prefeitura de São Sebastião estimou que o movimento durante o feriado prolongado seja intenso, projetando a chegada de até 300 mil turistas. De acordo com a gestão municipal, a expectativa é de que as praias e o Centro Histórico sejam os pontos mais procurados pelos visitantes. A prefeitura espera que a presença dos turistas aqueça a economia local, especialmente os setores de restaurantes e comércios em geral. Entre os dias 6 e 10, acontecerá a festa do “Ano Novo Guarani”, evento aberto ao público na Aldeia Rio Silveiras. Além de apresentações e atividades culturais, os turistas poderão conhecer trilhas e cachoeiras na reserva indígena.

Em Guarujá, a prefeitura realiza desde a última sexta-feira, 1º, a Semana da Pátria, que será encerrada nesta quinta-feira, 7, às 18h com a cerimônia de arriamento do Pavilhão Nacional, na Praça das Bandeiras, na Praia de Pitangueiras. Apesar de não ter divulgado quantos turistas o município deve receber neste feriado prolongado, Guarujá recebe, no Dia da Independência do Brasil, o pocket show “Derico Music Truck”. O saxofonista Derico Sciotti, que participou da banda do “Programa do Jô”, apresentará uma coletânea com sucessos de artistas nacionais e internacionais. Gratuito, o show acontece na Praça das Bandeiras, na orla da Praia de Pitangueiras, a partir das 19h. O repertório têm canções dos artistas Lulu Santos, Tim Maia, Roberto Carlos, João Bosco, Milton Nascimento, Ivete Sangalo, Chitãozinho & Xororó e variados gêneros musicais. As músicas internacionais incluem Phil Collins, Michael Jackson, Eric Clapton, Elton John e Beatles, todos na linguagem instrumental.

Para o secretário municipal de Cultura, Renato Marcelo Pietropaolo, trata-se de uma oportunidade de levar aos munícipes e turistas a cultura da música instrumental brasileira. “Acredito que o Derico vai contagiar o público com toda a paixão que ele tem pela música. Será um momento enriquecedor para todos”, descreveu. O Teatro Procópio Ferreira também será opção de lazer para moradores e turistas neste feriado prolongado no Guarujá. Na sexta-feira, 8, o espetáculo “Umbanda Comedy” promete proporcionar uma experiência única de risadas, reflexão e respeito à religião afro-brasileira. Já no domingo, 10, é a vez da turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo entreter o público infantil com a peça “O Casamento da Emília com Rabicó”.

Movimento nas estradas

Dados divulgados pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) mostram que aproximadamente 2,8 milhões de veículos deverão deixar a capital por rodovias operadas por concessionárias ligadas à Artesp ao longo do feriado do 7 de Setembro. No sistema Anchieta-Imigrantes, que liga a capital à Baixada Santista, são esperados 410 mil veículos. Já na Rodovia dos Tamoios (SP-099), que leva ao litoral norte, o tráfego esperado é de cerca de 203 mil veículos.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Tudo bem corintiano bater em mulher, Lula?”, diz Ciro Nogueira

Senador afirma ser “inaceitável” fala do presidente “perdoando” violência doméstica praticada por torcedores do...

Sem furar bolha da esquerda, Boulos anuncia 8º partido em coligação

São Paulo – Polarizando com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) nestas eleições, o deputado...

Erik Cardoso busca medalha olímpica após quebrar recorde de 35 anos

Principal velocista do Brasil na atualidade, Erik Cardoso é uma das grandes promessas...

Presidente do Conselho da Vale reafirma “lisura” na escolha de novo CEO

Daniel Stieler disse que o cronograma está sendo seguido “rigorosamente”, mas ainda não há...

Mais para você