InícioEditorialPolítica NacionalRelator aprova fatiamento do PL das Fake News na Câmara: ‘Importante avançarmos...

Relator aprova fatiamento do PL das Fake News na Câmara: ‘Importante avançarmos neste tema’

Ao site da Jovem Pan, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) disse esperar que outros trechos do projeto de lei 2630/2020 tenham força para serem aprovados posteriormente

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) participa de audiência na Câmara

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do Projeto da Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet (PL 2630/2020), mais conhecido como PL das Fake News, apoia a aprovação do requerimento de urgência para 1383/2023, que busca viabilizar a rápida tramitação do Projeto de lei 2370/2019, que remuneração de conteúdo jornalístico e o pagamento de direitos autorais nas plataformas digitais. Como a Jovem Pan mostrou, na prática, o texto, de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), representa o fatiamento do PL das Fake News. Para Orlando Silva, no entanto, o avanço de trechos da ligados à matéria é positivo. “Eu apoio o requerimento. Se pudermos avançar nos temas ligados pelo PL 2630, que avancemos”, escreveu o deputado ao site da Jovem Pan. Questionado se outros trechos do projeto teriam forças para serem aprovados posteriormente, o relator disse “esperar que sim”. Na semana passada, Orlando pediu a retirada do projeto da pauta alegando precisar de mais tempo para analisar as emendas apresentadas. No entanto, entendimento é que votação da matéria foi adiada por falta de apoio.

Após pressão das big techs e de membros da oposição, que dominaram as redes sociais com campanhas contra o texto, o PL 2370/2019 é visto para uma alternativa para aprovar parcialmente o texto das fake news, deixando de fora os itens mais polêmicos e que impedem o consenso, como a obrigatoriedade das plataformas digitais de fazer a moderação dos conteúdos. O projeto de lei de autoria de Jandira tem como objetivo “estabelecer regras para a publicação na internet, sem autorização, de obras protegidas por direitos autorais” e garante ao titular dos direitos a possibilidade de notificar o provedor extrajudicialmente, exigindo a remoção do conteúdo indevidamente divulgado ou o pagamento de uma quantia, ainda que a disponibilização tenha sido feita por terceiro.

Entre parlamentares ouvidos pela reportagem, a expectativa é que é que o requerimento de urgência, de autoria do deputado Elmar Nascimento (União Brasil), seja aprovado nesta terça. Já o mérito deve ser colocado para votação na próxima semana. Por outro lado, deputados também defendem que a discussão sobre regulamentação das redes sociais deve “recomeçar do zero”. O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) afirmou que o deputado Mendonça Filho (UNIÃO – PE) faz ajustes no texto de autoria dele para seja rediscutido futuramente. No entanto, neste semestre, o tema não deve prosperar na Casa. “Nós avisamos o relator [Orlando Silva] que esse projeto não terá apoio da oposição. Não adianta emendar, tem que arquivar e começar outro do zero”, conclui.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bombeiro que matou 3 distraiu colega com açaí para furtar arma do QG

São Paulo – O bombeiro militar Ednei Antonio Vieira, de 42 anos, teria usado...

“Cena de guerra”, diz Eduardo ao mostrar rua de Porto Alegre alagada

Deputado está no Rio Grande do Sul desde 5ª feira (16.mai); o Estado é...

DF: ⁠briga entre moradores e condomínio irregular vira caso de Justiça

A ocupação de uma área pública de propriedade da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap),...

André Mendonça vota a favor da TV Globo no STF

Depois de Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, mais um ministro do STF, André...

Mais para você