InícioEditorialPolítica NacionalRelator vota contra recurso de Jair Bolsonaro para reverter inelegibilidade no TSE

Relator vota contra recurso de Jair Bolsonaro para reverter inelegibilidade no TSE

Benedito Gonçalves rejeitou o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente para derrubar a decisão que o tornou inelegível até 2030; ministro André Ramos Tavares acompanhou o voto do relator

SILVIO AVILA / AFP

Ex-presidente Jair Bolsonaro durante evento realizado pelo Partido Liberal no Auditório Dante Barone, em Porto Alegre, em 23 de junho de 2023

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), relator do recurso apresentado pela defesa de Jair Bolsonaro para derrubar a decisão que tornou o ex-presidente inelegível por 8 anos, votou para rejeitar a ação movida pelos advogados. O relator foi acompanhado pelo ministro André Ramos Tavares, que também votou contra a ação e estabeleceu o placar em 2 a 0. O julgamento foi iniciado na madrugada desta sexta-feira no plenário virtual do tribunal. Benedito manteve-se alinhado com seu voto dado em junho deste ano para condenar Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A condenação se deu em virtude da reunião realizada com embaixadores, em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, na qual o ex-presidente deu declarações que criavam suspeitas sobre a lisura do sistema eletrônico de votação. A legalidade do encontro foi questionada em ação movida pelo PDT. No julgamento a corte decidiu, por 5 a 2, pela inelegibilidade.

No recurso apresentado no TSE, os advogados de Bolsonaro alegam que houve cerceamento de defesa no julgamento pela falta de análise de todos os argumentos apresentados por eles e para apresentação de testemunhas. Além de Gonçalves, ainda vão votar os ministros Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Raul Araújo, Cármen Lúcia, Nunes Marques e Alexandre de Moraes. O julgamento segue até o dia 28 de setembro e, caso a decisão se mantenha, permanece o entendimento de que Bolsonaro fica inelegível até 2023.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Sports Summit movimenta indústria do esporte em São Paulo

Maior evento B2B do esporte trouxe muito conteúdo e novidades ao segmento O Sports Summit...

Nelson Barbudo deve assumir vaga de Amália Barros na Câmara

Em mandato anterior, deputado atuou em causas ligadas ao agronegócio e caça esportiva ...

Irmão de Marília Mendonça defende Murilo Huff após críticas na web

Murilo Huff foi criticado na internet após não publicar uma mensagem de Dia das...

Mais para você