InícioEditorialEconomiaReservatórios do Sudestes e Centro-Oeste estão com 48,5% da capacidade

Reservatórios do Sudestes e Centro-Oeste estão com 48,5% da capacidade

Os reservatórios de água do Sudeste e do Centro-Oeste brasileiros devem encerrar o mês de setembro com 48,5% da capacidade. A estimativa é do ONS, o Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Essa previsão representa um cenário muito mais favorável em comparação com o ano passado, quando os reservatórios encerraram o mês com apenas 16,7% da capacidade de água. O volume disponível nesses reservatórios impacta diretamente na capacidade das usinas hidrelétricas do país de produzir energia.

Em 2021, a falta de chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste levou ao encarecimento da produção de energia no país. Neste ano, com a situação mais favorável nos reservatórios, o custo da eletricidade deve se manter baixo. Quem explica é o professor titular do Instituto de Energia e Ambiente da USP, Universidade de São Paulo, Pedro Côrtes.

Apesar do cenário mais favorável do que no ano passado, o professor Pedro Côrtes ponderou que os reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste ainda estão abaixo do nível ideal. E alertou para o fenômeno La Niña, que deve diminuir o volume de chuvas nessas regiões no próximo verão.

Ainda segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, os reservatórios das demais regiões do país devem encerrar o mês de setembro com níveis satisfatórios de água.

Com esse cenário, o custo operacional da produção de eletricidade no país vai ter uma redução de 2,8%.

Economia Brasília 06/09/2022 – 19:38 Bianca Paiva – GT Passos Daniel Ito – Repórter da Rádio Nacional reservatórios Sudeste Centro-Oeste Abastecimento energia terça-feira, 6 Setembro, 2022 – 19:38 161:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Dudu Camargo fala sobre a saída de Eliana do SBT: “Não foi surpresa”

A saída de Eliana do SBT não foi novidade para quem circula pelos corredores...

Homem é morto por quatro pitbulls em Florianópolis

Rapaz de aproximadamente 35 anos é morto em ataque de pitbulls em Florianópolis, neste...

Compromissos de ministros demoram até 1 ano para entrar na agenda

Legislação determina que órgãos têm até 7 dias corridos para publicarem os eventos do...

Ministério ratifica parecer favorável para recriar comissão de mortos e desaparecidos políticos

Foto: Lula Marques / Agência Brasil Ministro Ricardo Lewandowski 27 de abril de 2024...

Mais para você