InícioEditorialRio de janeiro decreta emergência zoossanitária por causa da gripe aviária

Rio de janeiro decreta emergência zoossanitária por causa da gripe aviária

O governo do Rio de Janeiro decidiu decretar emergência zoossanitária no Estado por conta da gripe aviária. Segundo as autoridades fluminenses, a situação está sob controle e o decreto é uma espécie de medida preventiva, em linha com o que já foi adotado em outros Estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Tocantins, Bahia e Sergipe. Vários casos de gripe aviária têm sido registrados ao longo dos últimos meses em todo o país. No Rio de Janeiro, são 16 registros de aves silvestres migratórias, nenhum caso de ave de corte que seria comercializada. Segundo especialistas, a carne de aves não transmite a doença, mas todo cuidado é necessário ao ter contato com uma ave morta. Caso ela esteja contaminada com a H5N1, o vírus da gripe aviária, há risco de transmissão dos animais para os seres humanos. O governo estadual já publicou o estado de emergência zoossanitária no Diário Oficial e a medida em princípio tem validade de 180 dias.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Edu Guedes revela planos de casar com Ana Hickmann

Vem casório por aí! Edu Guedes revelou, durante entrevista ao TV Fama, que pretende...

Brasil cria 244 mil empregos em março, recorde para o mês desde 2010

O mercado formal brasileiro criou 244.315 postos de trabalho com carteira assinada em março....

Dra. Ana Magnani, especialista em procedimentos estéticos nas celebridades, discorre sobre os benefícios do preenchimento glúteo

A injeção de substâncias nos glúteos é feita utilizando líquidos que auxiliam a esculpir...

Mais para você