InícioEditorialRio de Janeiro registra 73 casos de feminicídio de janeiro a agosto

Rio de Janeiro registra 73 casos de feminicídio de janeiro a agosto

De acordo com o Instituto de Segurança Pública do estado, de janeiro a agosto deste ano, foram registrados em todo o Rio de Janeiro, 73 casos de feminicídio e 185 tentativas. O caso mais recente aconteceu exatamente nesta segunda-feira (10), quando é lembrado nacionalmente a luta contra a violência à mulher. O crime envolveu um policial militar, que tirou a vida da mulher, em Bangu, na Zona Oeste carioca. Ele fugiu, mas acabou se entregando.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública deste ano retrata bem a situação ao mostrar que, em 2021, houve aumento generalizado nos indicadores de violência contra a mulher e cita como principais os casos de agressões, ameaças, chamadas ao 190 e pedidos de medidas protetivas de urgência de mulheres vítimas de violência doméstica.

Segundo a publicação, em 2021, foram registrados 1.341 casos de feminicídio em todo o país, sendo que 68,7% das vítimas tinham entre 18 e 44 anos; 65,6% morreram dentro de casa e 62% eram negras.

Em 81,7% dos casos, os autores foram o companheiro ou o ex-companheiro.

O anuário aponta, ainda, que a violência sexual aumentou 4,2% em 2021, comparada ao ano anterior. Quanto ao crime de perseguição, o número chegou a mais de 27 mil em 2021, um crescimento de 35,8%; já a violência psicológica contra mulheres somou 8.390 casos, com aumento de 17,6% comparado a 2020.

Segurança Rio de Janeiro 10/10/2022 – 12:41 Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional feminicídio violência contra mulher assassinato violência doméstica segunda-feira, 10 Outubro, 2022 – 12:41 111:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Padilha agradece a Lira por aprovação de projeto que ajuda o RS

Medida facilita a transferência de recursos ao Estado; aval da Câmara ocorre após a...

Em greve, docentes de universidades insistem por reajuste em 2024

Em greve por todo o país, docentes de instituições de ensino superior têm insistido...

Pedro Scooby aciona amigos e vai para o Rio Grande do Sul ajudar as vítimas das chuvas

O surfista Pedro Scooby usou as redes sociais para compartilhar que está a caminho...

“Dramático”, diz Haddad sobre cenário de calamidade no RS

Ministro da Fazenda foi ao Estado no domingo (5.mai) com o presidente Lula; afirma...

Mais para você