Um bilhão e duzentos milhões de reais. Esse é o montante que será investido pela Prefeitura no Plano Verão, um conjunto de medidas para evitar tragédias na cidade do Rio de Janeiro,durante o período mais chuvoso do ano, entre novembro e abril. As ações já acontecem e reúnem mais de 30 órgãos municipais, secretarias e subprefeituras para minimizar os impactos dos temporais de verão.
As informações foram dadas pelo prefeito Eduardo Paes, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, no Centro de Operações Rio.
Do total anunciado, R$ 150 milhões já estão empregados em obras. Entre elas, contenção de encostas, simulações de retirada de moradores de áreas de risco, limpeza de ralos e desassoreamento de rios. Só este último deve remover mais de 300 mil toneladas de resíduos.
O prefeito adverte especialmente os que vivem em comunidades que mesmo com as intervenções, o risco de deslizamentos ainda existe.
Pelas contas da Prefeitura, do total de 235 obras previstas, 102 serão concluídas até dezembro. Na lista estão a recuperação de encostas e desobstrução de canaletas de drenagem em morros e avenidas da cidade, como a Niemeyer, importante ligação entre as zonas sul e oeste da cidade, e que registra constantes deslizamentos de encosta nos períodos de chuva forte.
Economia Rio de Janeiro 23/11/2022 – 15:53 Vitoria Santos / Alessandra Esteves Tatiana Alves – Repórter Rádio Nacional Plano Verão Rio de Janeiro Chuvas quarta-feira, 23 Novembro, 2022 – 15:53 137:00