InícioEditorialPolítica NacionalRosa Weber agenda julgamento para analisar decisão de Toffoli sobre vaga de...

Rosa Weber agenda julgamento para analisar decisão de Toffoli sobre vaga de Deltan

Ex-procurador teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral; ministro da Suprema Corte definiu que o ex-deputado Luiz Carlos Hauly seria o substituto

Nelson Jr./SCO/STF

Ministra Rosa Weber é a atual presidente do Supremo Tribunal Federal

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, agendou o julgamento que ocorrerá no plenário virtual que irá analisar a determinação do ministro Dias Toffoli sobre o nome que irá substituir Deltan Dallagnol (Podemos-PR) como deputado federal na Câmara. No sistema eletrônico, os magistrados irão julgar a decisão de Toffoli que definiu Luiz Carlos Hauly (Podemos) como sucessor do ex-procurador da Lava Jato na Casa Legislativa. Os ministros poderão depositar seus votos no plenário virtual na sexta-feira, 9, com término da sessão agendada para o mesmo dia, às 23h59. Cassado em 16 de maio com base na Lei da Ficha Limpa, Deltan deixou a Câmara dos Deputados após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entender que Dallagnol cometeu fraude eleitoral ao solicitar desligamento do Ministério Público Federal (MPF), em novembro de 2021, para escapar de eventuais punições e burlar a Lei da Ficha Limpa. Após a determinação judicial, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), repassou a vaga para um candidato do PL. No entanto, o Podemos recorreu da decisão e solicitou que o sucessor fosse o ex-deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos) – segundo candidato mais votado do Estado. Após a decisão ir ao STF, Toffoli reverteu a decisão, suspendeu a posse do pastor Itamar Paim (PL) e determinou a “imediata diplomação” de Hauly. No entendimento do magistrado, retirar a vaga do Podemos poderia enfraquecer o sistema proporcional ao afastar a representatividade do partido.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PGR é contra soltura de Silvinei Vasques; delegado deixa caso

Segundo o MPF, o relatório da PF não foi incluído nos autos e, por...

Advogado diz que Mauro Cid admitiu que ‘pisou na bola’ ao criticar investigação da PF sobre golpe

Foto: Roque de Sá/Agência Senado Ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL),...

Estácio se manifesta sobre ingresso de Davi no curso de medicina. Leia

Após Davi Brito contar que estava esperando um telefone da Estácio para iniciar a...

Moraes determina que Roberto Jefferson passe por exame médico

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta sexta-feira (3/5),...

Mais para você