Os motoristas de transporte por aplicativo que, em grandes eventos, desligam o app e oferecem corridas “por fora”, em uma espécie de leilão, podem ser denunciados às respectivas plataformas e ao Procon. Após matéria do Metrópoles revelar a prática adotada por alguns condutores no Distrito Federal, a Uber e a 99 informaram sobre os canais de denúncia.
Com a alta demanda, os engarrafamentos e os cancelamentos, diversas pessoas usam o nome de plataformas, como Uber e 99, para se identificar como motorista e oferecer corridas. A reportagem viu cenas como essa em mais de um evento realizado no DF, na última semana. “Está todo mundo cancelando, tem que ser comigo aqui”, dizia um deles, para convencer o passageiro.
Outro, parado no engarrafamento na porta do show, com um letreiro eletrônico, improvisado no celular, escrito “Uber”, também usou a chantagem. “Ninguém quer vir pegar esse trânsito, não. Vamos que eu faço mais barato”, argumentou a um cliente antes de oferecer uma viagem pelo dobro do valor cobrado na plataforma.
DenúnciasA 99 informou que o passageiro não deve aceitar nenhum tipo de cobrança além da que está sendo mostrada pelo aplicativo. “Comportamentos como esse vão contra os Termos de Uso do app e devem ser reportados imediatamente à 99 pelo app ou pela Central de Segurança, no 0800-888-8999, para que medidas cabíveis sejam aplicadas, incluindo o bloqueio do motorista do aplicativo”, disse por meio de nota.
A Uber também frisou que a prática fere os termos de uso da plataforma. “Todas as viagens da Uber necessariamente só podem ser realizadas por meio do aplicativo, onde o usuário solicita um carro ao toque de um botão e recebe, via app, informações do motorista parceiro que vai buscá-lo, como nome, foto, além de modelo e placa do veículo. Dessa forma, qualquer viagem feita fora desses padrões não é uma viagem de Uber e, portanto, não dispõe das diversas ferramentas de tecnologia e processos de segurança oferecidas pela plataforma, nem é coberta pelo seguro APP que cobre acidentes pessoais durante viagens na plataforma”.
Para denunciar motoristas da Uber que estejam fazendo “leilão” das corridas, o usuário pode abrir uma reclamação no próprio app.
Como abrir uma reclamação no Uber
Na tela inicial do app, toque no menu, as três barrinhas no canto superior esquerdo;Selecione “Suas viagens”;Escolha a viagem para a qual você pretende relatar um problema;Selecione a opção que melhor descreve sua situação.De acordo com o Procon-DF, em 2023, quatro reclamações foram abertas contra a 99. Contra a Uber foram 20, sendo a maioria por cobrança indevida.