InícioNotíciasPolíticaSaiba como notificar casos de acidentes ou aparecimento de escorpiões em Teixeira...

Saiba como notificar casos de acidentes ou aparecimento de escorpiões em Teixeira de Freitas

(Foto: Wesley Morau)

De acordo com dados da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, houve 287 atendimentos especializados em acidentes com escorpiões, sendo 240 de moradores do município. Só entre agosto e outubro do ano passado, foram notificados 116 casos — em contrapartida, o ano de 2021 apresentou apenas cinco casos no mesmo período de tempo.

Em resposta a esta situação, a Secretaria de Saúde (através da Vigilância Epidemiológica e do Programa Municipal de Combate às Endemias) implantou o Serviço de Controle de Escorpião de Teixeira de Freitas (SCETF). O projeto consiste na realização de visitas domiciliares que objetivam a redução e a eliminação das populações de escorpiões nos domicílios.

A participação da comunidade é essencial  para a identificação de locais com proliferação para o sucesso do projeto, visto que as medidas de prevenção são as de maior impacto. As ações serão disparadas a partir das notificações de acidentes ou de aparecimento de escorpiões, que podem ser realizadas a partir de formulário (clique aqui para acessar).

Gravidade

Os escorpiões se adaptam com facilidade ao ambiente doméstico. O crescimento da área habitacional para os limites rurais da cidade favoreceu a urbanização das populações de escorpiões, gerando mais exposição para a população e o aumento na ocorrência de acidentes.

Este é um problema de saúde pública: a gravidade do envenenamento se manifesta dentro das duas primeiras horas do acidente, na maioria dos casos, e pode ocasionar óbitos principalmente para crianças de 0 a 10 anos.

Todo caso suspeito deve ser investigado de forma cuidadosa, especialmente em relação ao local provável de infecção e ser tratado de forma adequada e oportuna. Pessoas acidentadas devem procurar ou ser encaminhadas para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI), onde há disponível o soro específico.

O post Saiba como notificar casos de acidentes ou aparecimento de escorpiões em Teixeira de Freitas apareceu primeiro em Prefeitura de Teixeira de Freitas – Bahia.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Novos apagões atingem comércios do centro de São Paulo

Lojistas da rua 25 de Março, no Centro de São Paulo, enfrentaram, novamente, problemas...

Lula critica Boeing por “roubar” engenheiros brasileiros

Em evento da Embraer, o presidente diz que não é “honesto” empresas estrangeiras levarem...

Eduardo Bolsonaro repete narrativa de censura judicial em evento conservador na Hungria

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) 26 de abril...

Serginho é o novo auxiliar da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei

A parceria entre Bernardinho e Serginho está de volta, mas de uma maneira diferente....

Mais para você