São Paulo — A cidade de São Paulo teve recorde de chuva para um mês de outubro desde o início das medições do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há 80 anos. Foram 356 mm registrados no Mirante de Santana, na zona norte, até as 10h da manhã desta terça-feira (31/10).
Segundo o Inmet, o recorde anterior pertencia a outubro de 1969, quando a capital paulista teve 237,9 mm de chuva.
chuva_sp01
Pessoas caminham em viaduto sobre a Avenida 23 de Maio, em São Paulo William Cardoso/Metrópoles
chuva_sp02
Pessoas caminham em viaduto sobre a Avenida 23 de Maio, em São Paulo William Cardoso/Metrópoles
chuva_sp03
Pessoa caminha em viaduto sobre a Avenida 23 de Maio, em São Paulo William Cardoso/Metrópoles
chuva_sp04
Pessoa caminha em viaduto sobre a Avenida 23 de Maio, em São Paulo William Cardoso/Metrópoles
O volume de chuva inédito para a cidade de São Paulo ao longo do histórico de medições do Inmet ficou 180% acima da média para o mês, que é de 127,2 mm. Choveu em ao menos 13 dias do mês.
De acordo com o instituto, o maior volume de chuvas em um período de 24 horas foi registrado na manhã do dia 9, com 86,6 mm. Vale ressaltar que as medições do Inmet acontecem sempre às 10h e esse é o valor considerado para o dia. Portanto, as chuvas da tarde desta terça já serão contabilizadas no mês de novembro.
O ano como um todo está mais chuvoso que o normal até o momento. Segundo o instituto, a cidade de São Paulo já registrou 1.553,7 mm ao longo de 2023, o que corresponde a 21% (270,6mm) acima da média climatológica para o periodo.
De acordo com o Inmet, a grande quantidade de chuvas está associada principalmente aos meses de fevereiro e outubro, muito acima da média. Janeiro, maio, junho e, principalmente, julho, estiveram muito abaixo do esperado.
As temperaturas máximas em outubro também estiveram 0,7° C acima da média para o período, com 27,2° C. A maior máxima do mês aconteceu no dia 24, com 33,7° C.