Moradores de municípios do Sul e do Sudeste do país, afetados por enchentes e tempestades no semestre passado, têm até o final desta semana para sacar o FGTS. O valor de 6.220 reais é referente ao saque-calamidade.
Então, quem mora em Petrópolis, no Rio de Janeiro, deve retirar o dinheiro até o dia 20 deste mês, quinta-feira. No começo do ano, o município teve a pior enchente dos últimos 10 anos, que matou cerca de 240 pessoas.
Já no próximo domingo, dia 23, termina o prazo para o saque-calamidade na cidade catarinense de Curitibanos. Já em Joinville, também em Santa Catarina, os moradores podem receber o benefício até dia 11 de dezembro.
O saque-calamidade só vale para moradores de áreas reconhecidas pela Defesa Civil como afetadas pelos desastres. A retirada poderá ser pedida por meio do aplicativo FGTS. Basta o trabalhador escolher a opção “Meus Saques”, sem a necessidade de comparecer a uma agência.
Os documentos – foto da identidade (também são aceitos carteira de habilitação ou passaporte) e comprovante de residência (conta de luz, água ou outro documento recebido via Correio) em nome do trabalhador e emitido até 120 dias antes do desastre, poderão ser enviados pelo próprio aplicativo.
Ao pedir o saque, o trabalhador poderá indicar o crédito em uma conta da Caixa ou de qualquer outro banco, sem nenhum custo. O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso o saque seja aprovado, é de cinco dias úteis.
Outras informações podem ser obtidas no site ou entrar em contato com a Caixa no telefone 0800-726-0207.
Economia Brasília 18/10/2022 – 10:37 Beatriz Albuquerque – Repórter da Rádio Nacional saque-calamidade FGTS terça-feira, 18 Outubro, 2022 – 10:37 1:40