InícioNotíciasSociedadeSebrae e parceiros promovem capacitação em produção de queijos artesanais

Sebrae e parceiros promovem capacitação em produção de queijos artesanais

Curso aconteceu nos dias 18 e 19 de setembro, em Medeiros Neto (BA), para produtores rurais do Extremo Sul.

Produtores rurais do Extremo Sul baiano participaram, nos dias 18 e 19 de setembro, do curso ‘Produção de queijos artesanais’, ministrado pelas especialistas Marly Leite, mestre queijeira pela França, e Luiza Maria Santos, que respectivamente apresentaram os temas “Técnicas de maturação” e “Queijos funcionais com propriedades fitoterápicas”, no município de Medeiros Neto. Promovida pelo Sebrae com apoio dos parceiros Faeb/Senar, Sicoob Extremo-Sul e Primeira Igreja Batista de Medeiros Neto, a capacitação possibilitou aperfeiçoar os conhecimentos e a vasta experiência na fabricação de queijos.

Além do consumo, o nível profissional da produção de queijo tem crescido cada vez mais e despertado o interesse dos produtores na busca por qualificações. O gerente do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, destacou que a produção de queijos artesanais também passou a ganhar notoriedade em outras regiões da Bahia e no Brasil.

“Todos os produtores da região e da Bahia têm muito potencial. Nossa regional trouxe 16 medalhas do último Mundial do Queijo Brasil. Além disso, ainda tivemos destaque em outras competições, como o Concurso Nordestino de Queijos e Derivados do 16º Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL). Isso indica o potencial produtivo do segmento e crescimento profissional para os produtores”, pontuou.

A capacitação faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas para agregar maior valor aos produtos, melhorando sempre a qualidade do que é produzido na região, despertando nesses empreendedores a possibilidade de inovação e bons negócios para o setor.

Queijeiro no Laticínio Vista Longa em Itanhém, há 10 anos, Gilvando Amaral Cruz participou do curso e avaliou a oportunidade. “Já tinha frequentado outros cursos nesse sentido, mas todo aprendizado é importante. Conseguimos uma medalha de bronze, recentemente, no VI Concurso Queijos Brasil no Parque Vila Germânica, em Blumenau-SC, em julho deste ano. Assim, continuamos aperfeiçoando nosso trabalho para melhorar mais a produção dos nossos queijos artesanais”, destacou.

Sérgio Porto Lopes, proprietário do Recanto do Queijo, pontuou como novas experiências a participação no curso. “Buscamos agregar valor aos produtos, fazer novos produtos de qualidade para ir à mesa do consumidor. Participamos do concurso Queijo Brasil, em 2023, conquistando a medalha de bronze. Além dessa vitória, estamos lutando pelo SIM, contando com apoio de sempre do Sebrae, do Senar e do Banco Sicoob”, explicou.

Com o laticínio ainda em fase de crescimento, Washington Afonso da Silva definiu o curso como “enriquecedor, pois, através do Sebrae, Senar, juntamente com o projeto Construir, abriu-se um leque de conhecimento”. Ainda acrescentou que, “mesmo com uma experiência de 35 anos, esses momentos de aprendizado mostram que é possível aperfeiçoar sempre e oferecer variedade aos clientes”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

O que os líderes mundiais faziam antes da política

Em 2023, Luiz Inácio Lula da Silva iniciou o seu terceiro mandato como presidente...

Será que você espera demais dos seus amigos?

Amizades são maravilhosas, mas também podem ser complicadas. Duas pessoas podem ter expectativas muito...

Pobreza acelera envelhecimento do Cérebro, revela estudo da USP

Uma pesquisa recente indica que a pobreza pode ter um efeito acelerador no envelhecimento...

Influenciadora morre ao ser arrastada por enxurrada em Minas; 13 cidades estão em emergência

A influenciadora Jeniffer Soares Martins, de 28 anos, conhecida nas redes sociais como Jhei...

Mais para você