Você já se deparou com conteúdos nas redes sociais que te fizeram voltar à infância e relembrar momentos marcantes? Esses posts nostálgicos são chamados de conteúdos virais, e garantem um grande número de compartilhamentos. Esse foi um dos temas debatidos nesta sexta-feira (6/10) no Sebrae Inova 2023, evento voltado para empreendedorismo, marketing digital e tecnologia, que ocorre até amanhã (7/10) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).
“Ele é basicamente uma maneira de você mostrar o seu produto ou marca pessoal para o maior número de pessoas. O viral deixou de ser o nosso meme que passa pela timeline. Hoje, temos estratégias para fazer o conteúdo viralizar”, garantiu Jonathan Parente, analista do Sebrae no DF e jornalista.
Segundo o jornalista, construir uma imagem de marca por meio de um post viral é fazer com que mais pessoas enxerguem você. Contudo, ele frisa que é necessário passar a ser atraente na timelime, que hoje é muito concorrida.
“No conteúdo viral, a gente precisa estimular a atenção do usuário e fazer com que seja compartilhado por todos e não por uma pessoa só. Tem de estar alinhado com a nossa visão de mundo e fazer com que a pessoa se identifique com o conteúdo e dissemine-o.”
Jonathan Parente, analista do Sebrae no DF e jornalista Matheus Sena, influenciador com mais de 1 milhão e 600 seguidores, complementou que existe uma memória por trás desse tipo de conteúdo, a chamada nostalgia. Segundo ele, não é um mero sentimento.
“É alguma coisa que marca a nossa vida. Eu, por exemplo, adotei a nostalgia como um dos principais elementos para produzir meus conteúdos, e quando percebi que estava viralizando, continuei na internet e tentei gerar todas as lembranças e sentimentos possíveis”, rememorou o influenciador, que já trabalhou com marcas como Red Bull e Lugano.
O influenciador também destacou que marcas que buscam influencers estão procurando credibilidade e não só uma mera pessoa que está exposta na internet.
Matheus Sena ainda explicou pontos importantes sobre o material publicitário, pois, segundo ele, há uma certa repulsa do público diante desse conteúdo. Dessa forma, antes de criá-lo, é preciso se preocupar com o que o público quer.
“Faça pesquisa de mercado. Hoje, todas as plataformas digitais nos oferecem insights com dados analíticos do público, como faixa etária, localidade etc. Então, você tem que fazer essa pesquisa e conhecer seu público, além de utilizar elementos do dia a dia para ele consumir o conteúdo na íntegra.”
Matheus Sena, influenciador Características de conteúdos virais Matheus Sena e Jonathan Parente apresentaram algumas características de conteúdos virais:
É engraçado É inacreditável É emocional É útil Traz nossa visão de mundo Nos faz pensar Faz alguém sorrir ou compartilha da mesma opinião Tem memória Sebrae Inova 2023 Com um total de 29 mil inscrições, o Sebrae Inova 2023 reúne lideranças das áreas de tecnologia, inovação, transformação digital e empreendedorismo, além de 85 expositores divididos entre as áreas de gastronomia, startups, ecossistema de inovação e tecnologia, arena gamer e marketing digital.
Segundo Diná Ferraz, diretora técnica do Sebrae no DF, a cada ano o evento se supera e o objetivo principal é mostrar para a sociedade brasiliense o papel desempenhado pelo Sebrae no DF junto ao estímulo do empreendedorismo.
“Queremos incentivar novos empreendedores, acompanhá-los e assessorá-los. Tanto aqueles que já estão ativos, quanto os que estão iniciando. Ademais, esse evento busca trazer novas demandas e questões que o Sebrae entende que devem ser debatidas na busca de soluções para as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores.”
Diná Ferraz, diretora técnica do Sebrae no DF Entre os mais de 80 palestrantes, destacam-se Hungria, Moisés Ramos, Leandro Ladeira, Jorge Adriano, Fabio de Souza, Hugo Andreolly e Guto Requena.