InícioSecretaria da Educação do Estado promove debate sobre Reforma do Ensino Médio

Secretaria da Educação do Estado promove debate sobre Reforma do Ensino Médio

Com o objetivo de discutir as implicações da reforma do Ensino Médio para a rede estadual da Bahia, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promoveu, nesta segunda-feira (24), no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, o primeiro de uma série de debates sobre a temática. Para tanto, reuniu o secretário da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Rossieli da Silva, com representantes do Conselho Estadual de Educação (CEE), APLB Sindicato, Associação Brasileira dos Estudantes Secundaristas (ABES) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). A reforma do Ensino Médio foi publicada por meio de Medida Provisória (MP 746/2016), do Governo Federal.

itamaraju-capanovaeducacaoNa ocasião, o superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Ney Campelo, ressalta a necessidade de mudanças no Ensino Médio e que já estavam sendo debatidas no âmbito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No entanto, destaca que esta discussão precisava ser amadurecida e que a publicação da MP não foi uma alternativa adequada. “Foi com este objetivo que propomos este debate com os diferentes atores. Precisamos ter a capacidade de mostrar as nossas preocupações, levando em conta a necessidade de que se abra um debate democrático, dentro de uma estratégia em que as nossas 1.320 escolas tenham acesso à essa discussão”, afirmou, destacando que, na segunda mesa temática, em novembro, será criado o Fórum do Ensino Médio “para debater as medidas e o modelo sugeridos pelo MEC, à luz da convicção em relação à autonomia dos sistemas educacionais”.

O secretário da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Rossieli da Silva, sustentou que as discussões sobre a reforma do Ensino Médio foram realizadas. “Essa discussão no Brasil vem de muito tempo, desde 1998, com a criação dos parâmetros curriculares, com a reforma do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), com o Plano Nacional que foi discutido durante sete anos, onde a primeira estratégia é a flexibilização do Ensino Médio e este projeto já vem tramitando há muitos anos na Câmara dos Deputados, longe de ser concluído e temos todos os indicadores para dar velocidade na reforma do Ensino Médio.E, para que ela comece logo precisa que seja aprovada a Lei”, afirma.

Mesmo diante das argumentações do MEC, a publicação da Medida Provisória sobre a Reforma gera críticas entre a comunidade escolar. A Iasmim de Matos, 16, do Colégio Estadual Manoel Novaes, no bairro do Canela, em Salvador, por exemplo, acha uma incoerência tornar optativas disciplinas como Filosofia e Sociologia. “Considero drástica a medida proposta pelo MEC ao colocar disciplinas como Filosofia e Sociologia como opcionais. Estas matérias estimulam o aluno a pensar sobre cidadania, sobre direitos e colocá-las como menos importantes que as demais é uma forma de alienar os estudantes”.

Embora considere que é preciso mudar o Ensino Médio, o professor de Filosofia do Colégio Estadual Maria Bernadete, no bairro do Cabula, na capital baiana, Ramires Fonseca, também criticou o fato de a MP ter sido publicada. “É preciso abrir uma ampla discussão com toda a comunidade. A inserção da Filosofia no currículo do Ensino Médio tem uma história de tantas dificuldades, passando a ser obrigatória somente em 2008, igualmente à Sociologia, que não dá para compreender que volte a ser optativo um conteúdo responsável pela formação mais humana dos estudantes, dentro de um processo civilizatório em que as pessoas se reconheçam na sociedade e reconheçam o diferente”.

Fotos: Claudionor Junior

Por | ASCOM

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula diz que Padilha “briga com Lira”, mas vai unir bancadas pelo RS

Em visita ao Sul, o presidente comenta sobre o atrito entre o ministro e...

“Esperança”: Janja adota cachorrinha em meio a tragédia no RS. Vídeo

A primeira-dama do Brasil, Janja Lula, adotou uma cachorrinha no município de Canoas, na...

Entenda os Detalhes da Contabilidade Tributária

Descubra todos os segredos da contabilidade tributária neste conteúdo imperdível. Aprenda como otimizar sua...

Defesa de motorista do Porsche diz que ele se entregará nesta segunda se sua segurança for garantida

A defesa do empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, solicitou ao...

Mais para você