InícioEditorialPolítica NacionalSenado aprova Desenrola Brasil; texto vai à sanção de Lula

Senado aprova Desenrola Brasil; texto vai à sanção de Lula

O Senado aprovou, nesta segunda-feira, 2, o projeto de lei (PL) que limita os juros rotativos do cartão de crédito e regulamenta o Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas do governo federal. O texto, que já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados, agora vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sessões deliberativas em plenário não são comuns às segundas-feiras no Congresso, mas o presidente da Casa Alta, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), marcou a votação porque a medida provisória (MP) do Desenrola perdia a validade nesta terça-feira, 3.

O projeto estabelece normas para facilitar o acesso ao crédito e diminuir a inadimplência e o super endividamento das pessoas. Além de renegociar o valor da dívida, o texto prevê ainda impor um limite para os juros do cartão de crédito, que deve ser fixado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A tendência é que esse valor não possa superar o dobro do valor original da dívida. Em apenas três meses, por conta do Desenrola, os bancos renegociaram R$ 15,8 bilhões em dívidas de 1,73 milhão de pessoas entre os meses de julho e setembro, segundo dados da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), contando apenas a faixa 2 do programa. Além disso, cerca de seis milhões de pessoas com dívidas bancárias de até R$ 100 tiraram o nome do vermelho.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Roseana Murray desabafa sobre dores no braço fantasma após ataque de pitbulls

A poetisa Roseana Murray compartilhou em suas redes sociais fotos sorridentes, onde seu cabelo...

Mais de 173 mil alunos estão sem previsão de volta às aulas no RS

Mais de 1.000 escolas foram afetadas pelas enchentes; a maior parte dos colégios da...

Planalto suspeita que Bolsonaro lance Flávio a presidente em 2026

Igo Estrela/Metrópoles 1 de 1 Flávio e Jair Bolsonaro ...

Exército brasileiro restringe posse de armas para policiais e bombeiros militares

O Exército brasileiro anunciou nesta segunda-feira (20), uma redução significativa no número de fuzis...

Mais para você