Vinícius Schmidt/Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do RPoM reajuste – Foto: Vinícius Schmidt/MetrópolesO Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (1º/11), o projeto de lei (PL) que reajusta em 18% os salários de bombeiros e policiais militares e civis do Distrito Federal.
O texto vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O reajuste foi proposto no PL enviado ao Congresso Nacional pelo presidente Lula.
De acordo com o texto, o reajuste será feito em duas parcelas: a primeira será de 9%, e foi paga em julho deste ano, viabilizada por meio de medida provisória (MP) editada pelo governo. O pagamento representa impacto de R$ 327,2 milhões até o fim do ano.
Segunda parcela do reajuste A segunda parcela será paga em janeiro de 2024, e terá custo de R$ 685 milhões aos cofres públicos até o fim do ano que vem.
O texto também prevê a criação de uma indenização aos bombeiros e policiais civis e militares por desgastes orgânicos e mentais pelas atividades exercidas.
Apesar de beneficiar servidores do DF, o reajuste precisou ser aprovado pelo congresso porque será custeado com o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).
Quais assuntos você deseja receber?
Notícias GeraisBrasilDistrito FederalSão PauloEsportesVida & EstiloSaúdeGastronomiaCelebridadesEntretenimentoPets
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
metropoles.com
Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?