InícioEditorialPolítica NacionalSenado espera concluir sabatina de Zanin até o fim de junho

Senado espera concluir sabatina de Zanin até o fim de junho

O Senado espera concluir a sabatina e aprovar o nome de Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para o Supremo Tribunal Federal (STF) até o final do mês de junho. Escolhido para o lugar do ministro Ricardo Lewandowski, o advogado, que defendeu Lula em seus processos da Operação Lava Jato, precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo plenário da Casa. Segundo apurou o site da Jovem Pan, o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), tem dito, em conversas reservadas, que não criará “obstáculos”. O entorno do parlamentar amapaense diz, inclusive, que a sessão pode acontecerá daqui duas semanas, após o feriado de Corpus Christ.

“Depois do feriado, que vai esvaziar a próxima semana, qualquer dia é dia”, disse à reportagem um aliado de Alcolumbre. O senador do União Brasil integra a base de Lula no Congresso e é o padrinho da escolha de Waldez Góes para o Ministério do Desenvolvimento Regional. Na quinta-feira, 1º, Davi Alcolumbre se encontrou com o presidente da República, no Palácio do Planalto, para, entre outras coisas, tratar da escolha de Zanin para o Supremo. A postura de Alcolumbre em relação ao advogado de Lula contrasta com a resistência em pautar a sabatina de André Mendonça, indicado pelo então presidente Jair Bolsonaro, no colegiado – o ex-advogado-geral da União aguardou mais de quatro meses para ser ouvido.

Nos próximos dias, Zanin iniciará um périplo pelos gabinetes de Brasília, em busca de votos e apoio. Além da chancela da CCJ, são necessários pelo menos 41 votos favoráveis no plenário. A oposição tem criticado a escolha do advogado, sob o argumento de que a indicação fere o princípio da impessoalidade. Os parlamentares deste grupo ainda vão se reunir para definir a estratégia a ser adotada na sabatina. Há a expectativa de que Cristiano Zanin seja submetido a algumas saias-justas e tenha que responder, por exemplo, se irá se declarar impedido de julgar casos que envolvam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar do eventual desgaste, precificado inclusive pelos senadores governistas, os oposicionistas admitem que o substituto de Lewandowski seja, de fato, aprovado.

Desde que o Supremo Tribunal Federal foi criado, em 1890, apenas cinco indicações foram derrubadas pelos senadores. Todas elas ocorreram em 1894, no governo do Marechal Floriano Peixoto, que ficou conhecido como o “Marechal de Ferro”, em razão de seu perfil autoritário. Foram os casos de Cândido Barata Ribeiro, Innocêncio Galvão de Queiroz, Ewerton Quadros, Demosthenes da Silveira Lobo e Antônio Caetano Seve Navarro. O episódio mais icônico envolveu Barata Ribeiro, reprovado quando já exercia o cargo na mais alta Corte do país. À época, o indicado podia ocupar a cadeira antes de receber a chancela do Congresso. Floriano Peixoto utilizou uma brecha na Constituição de 1891 para a escolha de Barata Ribeiro: a Carta Magna exigia do indicado apenas “notável saber”. O parecer emitido pelos senadores à época, preservado pelo arquivo do Senado, deixa claro a razão pela qual Ribeiro foi rejeitado: “Mentiria a instituição [STF] a seus fins se entendesse que o sentido daquela expressão ‘notável saber’, referindo-se a outros ramos de conhecimentos humanos, independesse dos que dizem respeito à ciência jurídica, pois que isso daria cabimento ao absurdo de compor-se um tribunal judiciário de astrônomos, químicos, arquitetos”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

TV Brasil transmite três jogos da sexta rodada do Brasileirão Série B

A TV Brasil acompanha, ao vivo, três confrontos válidos pela sexta rodada do Campeonato...

Câmara aprova atualização da Política Nacional de Defesa

Proposta traz várias recomendações da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do...

HÁ VINTE ANOS – Soldados americanos torturam presos no Iraque

16:08 Lembrei de um super-herói de desenho animado na televisão chamado He-Man. Ele se...

Esposa de Tony Ramos revela estado de saúde do ator da Globo

Lidiane Barbosa, esposa de Tony Ramos, falou sobre o estado de saúde do marido....

Mais para você