InícioEditorialSetor sucroalcooleiro tem maior participação nas exportações do agro de São Paulo

Setor sucroalcooleiro tem maior participação nas exportações do agro de São Paulo

O setor sucroalcooleiro, ramo da agroindústria responsável pela produção de açúcar, de álcool, de aguardente e de outros derivados da cana-de-açúcar, teve a maior participação dentro das exportações do agronegócio paulista, com 35,3%, uma alta de 24,7% em valores e de 5,4% em volumes de vendas externas. Os números, obtidos com exclusividade pelo site da Jovem Pan, se referem ao período de janeiro a setembro deste ano e foram apresentados pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, com base nas pesquisas do Instituto de Economia Agrícola, órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

Esse avanço decorre da alta das exportações do açúcar (28,2% em valores e 4,5% em volume), além da valorização de 22,5% no preço médio da commodity no período. Já para etanol, os embarques apresentaram um acréscimo de 16,1% em volume. O complexo sucroalcooleiro totalizou US$ 7,23 bilhões em exportações – deste montante, 86,9% são do açúcar, ante 13,1% do etanol. Os principais compradores foram China (11,3%), Nigéria (7,0%), Marrocos (6,1%), Índia (5,6%), Arábia Saudita (5,5%), União Europeia (5,1%), Bangladesh (5%), Coreia do Sul (4,7%), Argélia (4,4%) e Estados Unidos (4,3%). O grupo composto pelo complexo soja ficou na segunda posição, com desempenho positivo nos embarques (+10,4%) e queda em valores (-2,2%). O agronegócio no Estado de São Paulo teve superávit de US$ 16,62 bilhões entre janeiro e setembro deste ano, valor 7,5% maior na comparação com o mesmo período de 2022.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Saiba como transferir o título de eleitor

Quem mudou de cidade tem até 8 de maio para pedir a transferência e...

Cláudio Castro culpa União por dívida contraída por Copa e Olimpíada e provoca Haddad

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) 27 de...

Chega de cravos vermelhos? (por Daniel Azevedo Muñoz)

Em 25 de abril de 1974, um movimento militar liderava uma marcha política em...

Mais para você