InícioEditorialStartup coleta 56 toneladas de resíduos em um ano de atuação em...

Startup coleta 56 toneladas de resíduos em um ano de atuação em Camaçari

No primeiro ano de funcionamento da Casa So+ma, em Camaçari, cidade localizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a coleta de resíduos recicláveis gerou impactos positivos significativos para a população e o meio ambiente. De acordo com a startup, entre setembro de 2021 e setembro de 2022, cerca de 1200 famílias economizaram mais de R$ 6,8 mil com a participação no programa, a partir do recebimento de recompensas pela entrega de mais de 56 toneladas de materiais.

O descarte correto desses resíduos também beneficiou a natureza, já que permitiu uma economia, estimada pela startup, de mais de 3 milhões de litros de água e evitou o desperdício de aproximadamente 156 mil kWh de eletricidade, além de impedir a emissão de 147 mil kg de CO2 e o corte de 587 árvores.

“Esse balanço reforça como mudanças simples de hábitos podem ter impacto positivo significativo para o meio ambiente e toda sociedade”, pontua Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia. Com as recompensas do Programa So+ma de Vantagens, a comunidade é sensibilizada a fazer a separação e o descarte correto dos resíduos. Desta forma, é possível acumular pontos, que podem ser trocados por benefícios, como cursos e produtos básicos, como alimentos e higiene.

Para a cientista social Claudia Pires, que fundou a startup, o marco de um ano do Programa So+ma Vantagens em Camaçari é significativo. “Comemorar com a Braskem um ano do programa em Camaçari é comemorar o envolvimento de mais de 1.000 famílias que começaram a praticar efetivamente a reciclagem, começaram a adquirir um novo hábito. É orgulho estar junto com a Braskem nessa jornada, gerando impactos ambientais e sociais positivos para a sociedade”. 

O objetivo principal do projeto é sensibilizar as pessoas, promovendo a aprendizagem e ajudando a construir novos hábitos sustentáveis. Mas além de beneficiar o meio ambiente e a população em geral, a ação também contribui para a inclusão social de catadores de resíduos. Todo o material arrecadado é entregue para a cooperativa local COOPMARC, responsável pela destinação correta do material, evitando que seja encaminhado para o aterro sanitário.

A unidade de Camaçari, que atende os cerca de 300 mil moradores da cidade, conta com o patrocínio da Braskem e o suporte da Prefeitura de Camaçari, por meio da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ao lado de Caiado, Bolsonaro participa de motociata em Ribeirão Preto

Reprodução / Redes sociais 1 de 1 Imagem colorida mostra a recepção de Bolsonaro...

Bolsonaro participa de carreata com Caiado antes da Agrishow

Governador de Goiás, que é pré-candidato à Presidência em 2026, tem participado de atos...

Exclusivo: saiba os bafos do festão de aniversário de André Ramos

André Ramos comemorou seus 49 anos com um festão daqueles em sua casa, na...

Mais para você