InícioEditorialPolítica NacionalTarcísio pretende enviar projeto de aumento do ICMS à Alesp em 2024

Tarcísio pretende enviar projeto de aumento do ICMS à Alesp em 2024

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 29, confirmou a intenção de estudar um aumento da alíquota do ICMS. O projeto é polêmico e divide opiniões inclusive dentro da base governista da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O governador afirma que não gostaria de aumentar impostos, mas que com o avanço da reforma tributária, se isso não acontecer, o Estado poderia perder bilhões de reais nos próximos anos. O secretário da Fazenda, Samuel Kinoshita, quer propor um aumento na alíquota do ICMS modal e, mesmo que o projeto não seja enviado à Alesp em dezembro, a proposta deve ser encaminhada no ano que vem, segundo informam interlocutores do governo paulista. Nesta quarta, o governador participou de uma reunião com a base aliada na Alesp. Entre os aliados, pelo menos cinco deputados estaduais criaram um grupo independente do governador por serem contrários ao aumento de impostos, como o do ICMS.

“Quando você aprova o período de transição de receita de 50 anos onde a principal prótese para você definir a participação no bolo tributário de cada ente é a fotografia de 2024 a 2028, é lógico que isso vai ter influência. Dezenove Estados já fizeram, o Espírito Santo aprovou agora, os Estados todos estão correndo para fazer isso, melhorar a participação percentual. Se a gente não faz nada, a perda financeira em 50 anos é muito importante. A gente vai topar deixar dezenas de bilhões na mesa? Essa é a pergunta que a gente tem que fazer”, argumentou Tarcísio. Uma carta assinada pelos secretários da Fazenda de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul defende que os Estados terão de elevar as suas alíquotas modais. O texto não informa o valor das novas alíquotas, mas a tendência é que atinjam o nível de 19,5%. Atualmente, a alíquota em São Paulo é de 18%.

*Com informações da repórter Beatriz Manfredini

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ao vivo: Eduardo Leite fala a jornalistas sobre as enchentes no RS

O número de mortes subiu para 113; pessoas desaparecidas são 146, conforme último boletim...

Lira é vaiado ao lado de Lula: “Isso é uma falta de respeito”

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reclamou das vaias recebidas em...

Moradora de São Leopoldo (RS): ‘Não estão chegando muitas doações pro interior’

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul têm causado devastação em várias cidades,...

Processo de cassação de Moro está pronto para ser julgado no plenário do TSE

O ministro Floriano de Azevedo Marques liberou para julgamento no plenário do Tribunal Superior...

Mais para você