A Caixa Econômica Federal tem até esta terça-feira (25) para entregar ao Tribunal de Contas da União documentos e explicações sobre o consignado para beneficiários do Auxílio Brasil e do BPC.
Nessa segunda-feira (24), após ação do Ministério Público, o ministro do TCU Aroldo Cedraz deu 24 horas para que o banco se pronuncie sobre o conteúdo dos autos. Também deve enviar pareceres, notas técnicas, resoluções e outros documentos que tratem da operação.
Em nota, a CAIXA informou que atenderá ao ministro dentro do prazo.
O questionamento do MP é se esses procedimentos respeitam os interesses do banco e a segurança financeira do público-alvo. O documento destacou a liberação acelerada desses empréstimos. No processo, o órgão cita reportagem que aponta que a Caixa liberou cerca de R$ 1,8 bilhão para 700 mil pessoas em apenas três dias.
Na decisão, Cedraz recomendou a interrupção, por prudência, da liberação de novos empréstimos até que o TCU examine a documentação e a Caixa demonstre não existirem irregularidades.
Na nota, a Caixa disse ainda que, nos contratos celebrados nessa segunda-feira (25) não havia previsão de liberação de valores nas próximas 24 horas, o que cumpriria automaticamente a prudência recomendada.
Com produção de Michele Moreira.
Economia Caixa tem até hoje para responder sobre consignado aos beneficiários Brasília 25/10/2022 – 15:47 Sâmia Mendes / Guilherme Strozi Gabriel Brum – Repórter da Rádio Nacional Caixa Consignado Empréstimo Suspensão TCU terça-feira, 25 Outubro, 2022 – 15:47 78:00