América e Tolima se enfrentarão nesta quarta-feira (18), às 21h, no estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, na Colômbia, pela quinta rodada do Grupo D da Copa Libertadores. Apesar de ser o lanterna do Grupo D, com apenas um ponto, o Coelho está invicto como visitante nesta edição.
Em três partidas fora de casa, o time alviverde conquistou uma vitória e dois empates, além de duas classificações nos pênaltis. Os adversários enfrentados foram Guaraní, do Paraguai, Barcelona de Guayaquil e Atlético.
Classificações nas fases preliminares
No duelo de ida da segunda fase, em Belo Horizonte, o América perdeu por 1 a 0 para o Guaraní. No confronto seguinte, em Assunção, o time alviverde bateu os paraguaios por 3 a 2 e garantiu a vaga após vitória por 5 a 4 nos pênaltis.
Já no confronto de ida da terceira fase, no Horto, o Coelho empatou por 0 a 0 com o Barcelona. O time americano contou com a sorte nessa ocasião, pois o adversário desperdiçou um pênalti no fim do segundo tempo – o atacante Garcés deslocou o goleiro Jailson na cobrança, mas chutou para fora.
No segundo jogo, em Guayaquil, no Equador, houve outro empate por 0 a 0. Na disputa por pênaltis, o América venceu por 5 a 4 e garantiu seu passe para a fase de grupos.
Empate polêmico com o Atlético na fase de grupos
No Grupo D, o único jogo do Coelho como visitante foi o empate por 1 a 1 contra o Atlético, no Mineirão. Mesmo atuando contra um adversário bem mais forte, o time de Mancini se impôs e poderia ter saído com a vitória.
Essa partida ficou marcada por uma polêmica no gol do Galo, feito por Ademir. Na jogada, o atacante estava nitidamente impedido, mas, como não há presença do árbitro de vídeo (VAR) nos jogos da fase de grupos, o juiz não reviu o lance e o gol foi validado.
Classificação do Grupo D da Libertadores
O Atlético é o primeiro colocado do Grupo D da Libertadores 2022, com oito pontos. Na vice-liderança está o Tolima, com sete, e em terceiro o Independiente del Valle, com cinco. Já o América é o lanterna da chave, com apenas um.
Mesmo que não se classifique às oitavas da Libertadores, o time americano ainda pode conseguir uma vaga para o mata-mata da Copa Sul-Americana. Todos os terceiros colocados se classificam para as oitavas do torneio.
Além de cumprir sua parte, para ir às oitavas de alguma das duas competições o América terá que torcer por tropeços dos dois estrangeiros do grupo, que enfrentarão o líder Atlético em dois difíceis jogos no Mineirão, em Belo Horizonte.
Confira os quatro jogos restantes do Grupo D:
– Tolima x América, no Manuel Murillo Toro, em Ibagué (18/05)
– Atlético x Del Valle, no Mineirão, em BH (19/05)
– Del Valle x América, no Banco Guayaquil, em Guayaquil (25/05)
– Atlético x Tolima, no Mineirão, em BH (25/05)