O ex-presidente dos Estados Unidos da América (EUA) Donald Trump virou réu pela quarta vez, após a Justiça norte-americana acusá-lo de tentativa de alterar o resultado das eleições de 2020, no estado da Geórgia.
Ao todo, já são 13 acusações apresentadas pelos promotores contra Donald Trump. Somente quatro foram formalizadas nos últimos cinco meses e apresentam os indícios que podem levar o réu ao julgamento.
Em resposta, a equipe de Donald Trump divulgou nota em que acusam a promotoria de Justiça de possível interferência na corrida presidencial norte-americana do ano que vem. A defesa classifica as investigações como uma “caça às bruxas”, assim como os pedidos de impeachments sofridos por Trump.
Former President Trump Attends Arraignment In Washington, D.C. Federal Court After His Indictment
Trump deixou Nova Jersey em direção a Washington, DC Getty Images/ Tasos Katopodis
Former President Trump Attends Arraignment In Washington, D.C. Federal Court After His Indictment
Manifestantes contra o ex-presidente se fantasia de Trump com uma placa escrito “loser”, perdedor em inglês Getty Images/ Anna Moneymaker
Former President Trump Attends Arraignment In Washington, D.C. Federal Court After His Indictment
Apoiadores se reúnem para prestar solidariedade ao ex-presidente Getty Images/Drew Angerer
Former President Trump Speaks At His Bedminster Golf Club After Being Arraigned On Federal Charges
Donald Trump foi eleito presidente dos EUA em 2016 Getty Images/ Chip Somodevilla
Trump no Tribunal de Justiça em Nova York
Trump no Tribunal de Justiça em Nova York, durante acusação sobre supostas fraudes na campanha Reprodução/Twitter
Stormy Daniels – Donald trump
Trump é acusado pela atriz pornô Stormy Daniels de tentar comprar o silêncio dela sobre um suposto caso extraconjugal Divulgação
donald trump
Donald Trump é ex-presidente dos EUA Joe Raedle/Getty Images
Veja pelo o que Trump é acusado: Tentativa de alterar o resultado das eleições de 2020 na Geórgia; Levar documentos sigilosos para casa; Compra de silêncio de uma atriz pornô durante as eleições de 2016; Tentar reverter os resultados das eleições de 2020 e ataque ao Capitólio. O ex-presidente dos EUA Donald Trump teve vazado um áudio de uma conversa com o secretário da Geórgia, Brad Raffensperger. No telefonema, Trump pede para que o secretário “encontre” 12 mil cédulas com votos em seu nome – o que, na época, era o montante necessário para que ele vencesse as eleições no estado.
A acusação ressaltou que o ex-presidente e demais réus envolvidos na denúncia não aceitam a derrota e, “consciente e intencionalmente, se juntaram a uma conspiração para mudar ilegalmente o resultado da eleição, em favor de Trump”. Fora o ex-presidente, são 18 réus envolvidos na denúncia.
Os réus tem até o dia 25 de agosto para se apresentarem voluntariamente à Justiça norte-americana, e deve ser liberado em sequência.