InícioEditorialPolítica NacionalTSE abre código-fonte das urnas, e Moraes afirma que Brasil tem o...

TSE abre código-fonte das urnas, e Moraes afirma que Brasil tem o sistema ‘mais eficiente, invulnerável e transparente’

A abertura do código-fonte das urnas eletrônicas para as eleições de 2024 às entidades fiscalizadoras ocorreu na manhã desta quarta-feira, 04, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. A abertura do código-fonte marca o início do chamado “Ciclo de Transparência Democrática” do TSE. Em seu discurso, o presidente da Justiça Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, exaltou o sistema eleitoral e fez menção ao aniversário de 35 anos da Constituição de 1988, comemorado nesta quinta-feira, 5: “Absoluta certeza que em 2024 teremos mais um ciclo democrático, mais uma eleição, com total tranquilidade e total transparência para que nós possamos solidificar cada vez mais a nossa democracia. Amanhã, como todos sabem, completaremos 35 anos da Constituição de 1988, o maior período de estabilidade democrática desde o início da República, em 1889. Estamos completando esses 35 anos com estabilidade democrática, eleições periódicas de dois em dois anos, gerais e municipais, e com a certeza de que o Brasil tem o sistema mais eficiente, mais invulnerável e mais transparente de votação de todo o mundo”.

Moraes ainda relembrou os problemas que o sistema eleitoral enfrentava com o voto em cédulas de papel: “Nós sabemos os problemas que tínhamos com voto impresso, com voto escrito, as fraudes e a dificuldade na apuração, principalmente em municípios pequenos, a grande dificuldade de garantir que não houvesse uma ou outra fraude. Isso simplesmente foi encerrado a partir do início da votação eletrônica. É motivo de orgulho nacional as nossas urnas eletrônicas”. O código-fonte dá as instruções para o funcionamento da urna eletrônica e do sistema eleitoral. Podem fiscalizar os programas: Os partidos políticos, federações partidárias e coligações; a Ordem dos Advogados do Brasil; o Ministério Público; o Congresso Nacional; a Controladoria-Geral da União; a Polícia federal; a Sociedade Brasileira de Computação; o Conselho Nacional do Ministério Público; o Tribunal de Constas da União; instituições do Sistema Indústria e do Sistema S e universidades credenciadas. O código-fonte do sistema eleitoral e da urna ficam disponíveis até a lacração dos dispositivos, que acontece 30 dias antes da eleição.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Prefeitos de 10 capitais lideram ou empatam em 1º lugar nas pesquisas

Levantamento do Poder360 considerou os estudos mais recentes disponíveis em 20 capitais; PL, de...

COP30: Brasil quer que reunião de chefes de Estado ocorra no início

Ricardo Stuckert/PR 1 de 1 O presidente Lula e o governador do Pará, Helder...

Sobe para 126 o número de mortos em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul

O número de mortos pelas enchentes causadas pelas incessantes chuvas no Rio Grande do...

Molécula produzida no intestino pode ter efeito protetor contra gripe

Pesquisadores observaram que camundongos infectados que receberam suplementação tiveram concentração de vírus e inflamação...

Mais para você