InícioTurma do Jiló fará lives para auxiliar pais, alunos e profissionais da...

Turma do Jiló fará lives para auxiliar pais, alunos e profissionais da educação sobre como lidar com o ensino remoto e híbrido

A pandemia do novo coronavírus não está sendo fácil para ninguém. Como se não bastasse o fato inesperado, é preciso lidar com inúmeras restrições e, dentro disso, pais, mães, alunos e o restante da comunidade escolar estão sendo duramente afetados. As escolas estão fechadas há 4 meses, enquanto redes públicas e privadas debatem sobre novos formatos e possíveis datas para retorno. Ainda assim, pela complexidade dos cuidados a serem observados, é possível que crianças e adolescentes ainda fiquem em casa por um bom tempo, mesmo que numa rotina híbrida entre aulas online e presenciais, enquanto os pais e responsáveis retomam pouco a pouco suas rotinas de trabalho.

Além de lidar com suas próprias tarefas e emoções, os adultos têm que auxiliar didaticamente crianças e adolescentes que estão em período de ensino remoto. Há ainda aqueles estudantes que estão totalmente sem atividades. Pensando nesses desafios, a Turma do Jiló, reconhecida Organização da Sociedade Civil (OSC) que promove a educação inclusiva, disponibiliza ferramentas para auxiliar neste momento diferente de aprendizagem, e para ajudar na rotina das famílias. Com esse objetivo foi criado o Giro Educacional Live, com vídeos ao vivo que contam com conteúdo exclusivo repassados por renomados profissionais da área.

Giro Educacional Lives

Serão duas lives, nos dias 29 e 30/07, transmitidas pelo canal da Turma do Jiló no YouTube. As apresentações, de cerca de 02h30 cada, serão divididas por temas e por faixas de etapas escolares (na 4ª feira, o foco estará nos anos iniciais da Educação Básica e na 5ª feira, os anos finais), todas direcionadas para um processo de aprendizagem proveitoso e de qualidade. Entre os conteúdos abordados estão: autonomia, emoções, higiene pessoal, motivação de aprendizagem, interesse, mediação de conflitos, comunicação não violenta, caminhando para a vida adulta e cuidando de quem cuida. Os vídeos do Giro Educacional terão um profissional de libras para que os temas fiquem ainda mais acessíveis. O ICHD, Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano, estará presente para compartilhar sua experiência em acolhimento de crianças e jovens. Também apoiam e viabilizam o projeto a CLOE, plataforma digital de aprendizagem, a agência de eventos Diverti e a produtora audiovisual Lord Bull.

Especialistas

Para passar da melhor forma todo o conteúdo programado, a Turma do Jiló chamou um time de especialistas na área de educação. Leticia Lyle (Educadora), Lucimara Lopes (Educadora e Assistente Social), Arlete Tumenas Cittadino (Terapeuta Ocupacional), Arthus Richter Bustamante (Educador), Cintia de Alice Momesso (Psicopedagoga), Daniela Schwartz (Psicóloga clínica e escolar), Danielle de Freitas Muhm Voelin (Fonoaudióloga), Marina Basques (Pedagoga) e Thays Cambi (Educadora), participarão das lives com a mediação de Carolina Videira, Presidente da Turma do Jiló, que destaca a importância da iniciativa. “Nós acreditamos que a Educação é a ferramenta de inclusão mais poderosa e reconhecemos o momento crítico que estamos vivendo. Temos que nos preparar, pois o “novo normal” deve trazer diversos novos desafios em todas as áreas. Nas lives o aprendizado irá além das fronteiras da escola, pois queremos potencializar as relações familiares e fazer uma conexão entre pais, alunos e demais membros da comunidade escolar”, diz Carolina, que é ainda especialista em diversidade e inclusão e consultora para iniciativas em empresas.

Com os especialistas, estarão personalidades e influenciadores digitais que também vivem os desafios do momento de aprendizado caseiro dos filhos. Os conteúdos trarão sempre a hashtag oficial do projeto #TurmaDoJiloLive. Para assistir as lives e conferir a programação, basta acessar as plataformas digitais da Turma do Jiló: http://www.turmadojilo.com.br/

Sobre a Turma do Jiló

Fundada em 2015 pela empreendedora social Carolina Videira, a Turma do Jiló é uma OSC, especializada em ações em prol da inclusão. Além de promover cursos de capacitação inclusiva, assegura atendimentos psicossociais, jurídicos e assistenciais para famílias que necessitem de apoio. A entidade ainda trabalha pela diversidade e entende a necessidade dos cuidados que as organizações devem tomar com os profissionais com deficiência, além de terem colaboradores treinados para a diversidade. Com o intuito de apoiar as empresas neste processo, foi criado um ciclo de cursos e workshops online que busca explicar o que é a diversidade sob diversos pontos e perspectivas.

Por | Natalia Caringi de Melo
Consultora de Comunicação

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Edu Guedes revela planos de casar com Ana Hickmann

Vem casório por aí! Edu Guedes revelou, durante entrevista ao TV Fama, que pretende...

Brasil cria 244 mil empregos em março, recorde para o mês desde 2010

O mercado formal brasileiro criou 244.315 postos de trabalho com carteira assinada em março....

Dra. Ana Magnani, especialista em procedimentos estéticos nas celebridades, discorre sobre os benefícios do preenchimento glúteo

A injeção de substâncias nos glúteos é feita utilizando líquidos que auxiliam a esculpir...

Mais para você