InícioEditorialUniversidade de Santa Cruz, na Bahia, vence desafio de inovação em São...

Universidade de Santa Cruz, na Bahia, vence desafio de inovação em São Paulo

A equipe Cacau High Tech, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), localizada em Ilhéus, no sul da Bahia, foi campeã do 3º Desafio Flex de Inovação, com o desenvolvimento e implementação de Dispositivo de Corte e Análise da Qualidade de Amêndoas de Cacau, por meio de inteligência artificial. O evento foi promovido pelo Fletronics Instituto de Tecnologia (FIT) localizado em Sorocaba, em São Paulo. 

O evento tem o objetivo de aproximar a relação Universidade e Indústria, encontrar novos talentos e desenvolver um ecossistema para acelerar a inovação de corporações e startups. A equipe da Uesc concorreu com mais de 100 projetos tecnológicos inovadores de diversas universidades do país. 

A equipe Cacau High Tech é formada basicamente pelos professores da Uesc Eduardo Palmeira, José Carlos de Camargo e Geovana Pires, pelo doutorando Felipe Antunes (egresso da Uesc) e pelo estudante de engenharia mecânica Iago Cruz. A atividade chave está ligada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação. A classificação das amêndoas é feita por meio da otimização de uma rotina computacional utilizando de inteligência artificial.

O grupo foi recebido pelo reitor Alessandro Fernandes, que destacou a importância do prêmio para a Universidade e para a sociedade em geral. “O prêmio é simbólico. A nossa Uesc foi única universidade do nordeste brasileiro concorrendo com instituições tradicionais, situadas em outras regiões, e conquistar esse prémio pela criação de uma ferramenta que garante a qualidade do nosso cacau além de revelar um ecossistema tecnológico e inovador em seu ambiente”, disse. 

O desafio que a equipe buscou solucionar diz respeito à deficiência na análise da qualidade da amêndoa do cacau. Atualmente, esta classificação é feita a partir de um teste de corte que consiste na seleção individual das amêndoas e a análise visual das suas características. O processo de corte é feito por um alicate e a classificação por meio de uma análise visual, a qual depende necessariamente da capacidade de avaliação do analista. Além de demorado, o processo é passível de falhas, já que depende da capacidade de avaliação do analista.

Para solucionar esse desafio, a equipe Cacau Hightech propôs desenvolver um equipamento de corte com inteligência artificial embarcada. Esse equipamento faz a classificação em escala, visto que o corte é automatizado. A amêndoa é alojada em uma corrente transportadora, seccionada e levada a um compartimento onde é feita uma imagem por meio de uma câmera digital. Esta imagem é enviada a um hardware a qual faz a classificação utilizando inteligência artificial. Um relatório é emitido e contém as informações sobre a classificação.

Para concluir o processo, a amêndoa é armazenada em bandejas de acordo com a classificação. O sistema de inteligência artificial embarcado contempla as etapas de registro das Amêndoas, classificação, registro da classificação, armazenamento e geração de relatório.

O modelo de negócio tem como proposta de valor fornecer um equipamento de corte de amêndoa de cacau automatizado e com um sistema de análise automatizado baseado em Inteligência artificial acoplado a esse equipamento. Os parceiros são a Uesc, o Centro de Inovação do Cacau (CIC) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Abel Ferreira exalta triunfo do Palmeiras: ‘Foi a vitória do suor, da atitude’

O Palmeiras venceu o Bahia, de virada, por 2 a 1, na noite da...

Mais para você