InícioNotíciasPolíticaUPB capacita gestores municipais para transição de mandato eficiente na Bahia

UPB capacita gestores municipais para transição de mandato eficiente na Bahia

A transição de mandato eficiente assegura o bom funcionamento da gestão pública e a continuidade administrativa. Com o intuito de oferecer ferramentas que possibilitem uma boa transmissão de governo, a União dos Municípios da Bahia (UPB) promoveu o UPB Capacita: Encerramento e Transição de Mandato, nesta terça-feira (26), no auditório da entidade municipalista.

O presidente da UPB, prefeito Quinho (PSD) de Belo Campo , chamou a atenção para a importância das palestras que compõem a programação do evento e também para a qualificação da equipe técnica da UPB.


 “Até março de 2025, vamos continuar juntos fazendo um trabalho diferenciado para acolher e capacitar o máximo possível de prefeitas e prefeitos eleitos e reeleitos da Bahia. Até porque nós queremos, cada vez mais, construir um estado forte, com independência das instituições, mas naturalmente com parceria, fortalecendo a democracia do nosso país”, destaca Quinho.

“A transição de mandato é um processo essencial para a continuidade administrativa e para o fortalecimento da democracia. Trata-se de um momento em que as informações de governo, os recursos públicos e os projetos em andamento são devidamente repassados, garantindo que a máquina administrativa continue funcionando em benefício da população”, resumiu o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCMBA), o Conselheiro Francisco Netto.

O diretor-geral da Escola de Contas do TCM, o conselheiro Nelson Pellegrino, parabenizou a equipe técnica da UPB e o presidente pela realização do evento. “Era muito comum os prefeitos, quando terminavam a gestão, não darem as informações para o seu sucessor. Isso tudo é fundamental. Não só deixar as informações corretamente, como deixar registrado”, afirma o diretor.

Para o diretor Pellegrino é necessário um alerta aos participantes: “Nós temos uma resolução do Tribunal que estabelece a obrigatoriedade de fazer a transição e há um regulamento minudente de como a transição tem que ser feita. Isso pode ser inclusive um motivo de rejeição de contas daqueles que não disponibilizam as informações”, conclui.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Entenda porque, segundo a PF, o golpe de Estado não foi consumado

O relatório final das investigações da Polícia Federal (PF) sobre suposta trama golpista no...

Tony Ramos faz balanço de 2024 e relembra cirurgias na cabeça

ANA CORA LIMARIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O ano de 2024 foi marcante...

Motociclista fica ferido em acidente na BA-411 sendo socorrido pelo grupo Águia Resgate

Uma equipe de socorristas do Águia Resgate foi acionada na noite desta segunda-feira (25),...

Pastor Wesley Oliveira, o “Raio X”, reabre Igreja Catedral Celebrai em Cuiabá

O pastor Wesley Oliveira, mais conhecido como “Raio X”, anunciou a reabertura de seu...

Mais para você