InícioEditorialVeja o ranking digital das seleções nas redes sociais após a Copa...

Veja o ranking digital das seleções nas redes sociais após a Copa do Mundo

Com o encerramento da Copa do Mundo do Catar, o IBOPE Repucom divulgou a segunda edição de 2022 do ranking digital das 50 seleções de futebol com participações em Copas do Mundo. O levantamento destacou os desempenhos das seleções da França, Brasil, Argentina, Inglaterra e Portugal, que mais cresceram no período e que, juntas, somaram mais de 30 milhões de seguidores desde abril de 2022, data da última divulgação.
 
O desempenho dessas cinco seleções corresponde a 60% dos 50 milhões de inscritos entre os perfis oficiais de todas as 50 seleções analisadas.
A seleção da França obteve o melhor desempenho entre todas as seleções analisadas. A FFF (Federação Francesa de Futebol) conquistou 8 milhões de novas inscrições em suas redes oficiais, 53% desse ganho teve origem em sua conta no TikTok, plataforma na qual a França registrou o melhor resultado entre todas as seleções, além de dobrar sua base de seguidores nesta rede.
 
Em abril, a FFF possuía 4,4 milhões de inscritos no TikTok e hoje conta com 8,6 milhões de seguidores na plataforma.
 
 
A Seleção Brasileira registrou o segundo maior crescimento durante o período ao contabilizar, aproximadamente, 7 milhões de novos inscritos no combinado de suas plataformas.
 
A Seleção obteve seu melhor desempenho no Instagram, registrando não só o seu melhor resultado, com mais de 5,6 milhões de novos inscritos e 82% do seu ganho total, como também assumindo o 1° lugar entre as seleções com mais seguidores na plataforma atualmente. No Facebook, o feito se repete e a CBF continua sendo a maior página na comparação entre as demais seleções de futebol no mundo.
A Argentina, agora tricampeã mundial, fecha o pódio dos melhores resultados ao acumular, até o momento, mais de 5,4 milhões de novos inscritos no combinado de suas redes oficiais desde abril deste ano. Entre as 15 seleções com maior volume de seguidores, a campeã de 2022 foi a que mais cresceu, proporcionalmente.
 
Em comparação a abril, a Seleção Argentina cresceu cerca de 35%. Os argentinos concentraram seu resultado principalmente no Instagram, cerca de 75% (4 milhões de inscrições). No Twitter, a Argentina foi a seleção que mais somou novos seguidores, foram mais de 750 mil novos inscritos, 14% do seu ganho total.
A Inglaterra ocupa o quarto lugar ao registrar, aproximadamente, 5 milhões de novas inscrições no combinado de suas redes sociais. O “English Team” obteve seu melhor desempenho no TikTok, plataforma na qual somou o segundo maior crescimento durante o período ao contabilizar 2 milhões de novos seguidores, 40% do seu ganho total.
Portugal fecha o Top 5 das seleções que mais ganharam novos fãs em seus perfis. Ao todo foram mais de 4,9 milhões de novos inscritos no combinado de suas plataformas. O grande responsável pelo resultado foi o Instagram, que concentrou 66% de todo o resultado da seleção ao somar mais de 3,2 milhões de novos seguidores.
 
O desempenho de Portugal durante o período se deve também a criação de seu perfil oficial no TikTok, que já é responsável por 18% do desempenho total das equipes (900 mil inscrições).
Marrocos, a surpresa da edição 2022 do Mundial, dobrou sua base digital. Com mais de 2,3 milhões de novas inscrições, a seleção marroquina chegou aos 4,6 milhões de inscrições e ganhou 2 posições no ranking, ultrapassando Egito e Uruguai.
 
A primeira seleção africana a disputar as quartas de final da Copa do Mundo também foi a que mais cresceu, proporcionalmente, entre todas as seleções monitoradas, com uma evolução de 103% na comparação com abril de 2022.
Em média, as seleções sul-americanas lideraram no ganho de novas inscrições em suas plataformas oficiais. As equipes da América do Sul, com Brasil e Argentina encabeçando a lista, apresentaram uma média de 1,8 milhão de novas inscrições, seguida pelas seleções europeias (+1,4 milhão), da América no Norte Central (691 mil), africanas ( 663 mil) e asiáticas ( 519 mil).
Outras seleções se destacaram com o ganho de posições no ranking geral. São elas: Senegal ( 11 posições), Coreia do Sul ( 6 posições), Camarões ( 5 posições) e Canadá ( 5 posições).
Algumas seleções que não participaram do Mundial como Itália, Chile e Peru, além de não terem registrado ganhos significativos de novos inscritos, também perderam posições no ranking digital.
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Abel Ferreira exalta triunfo do Palmeiras: ‘Foi a vitória do suor, da atitude’

O Palmeiras venceu o Bahia, de virada, por 2 a 1, na noite da...

Mais para você