InícioEditorialVeja todas as bolas oficiais da Copa do Mundo, desde 1970

Veja todas as bolas oficiais da Copa do Mundo, desde 1970

 

Assim como as mascotes da Copa do Mundo são escolhidas a cada edição, as bolas oficiais são nomeadas de acordo com as características do local que sedia a competição. Discretas, elas foram recebendo diferentes designs da empresa alemã de materiais esportivos Adidas, que fechou a parceria com a Fifa em 1970 e se tornou a responsável pelo produto.

Desde então, as bolas oficiais da Copa são lançadas pela marca, que optou pelo nome Telstar – junção de Televisão e Estrela, em inglês –, para nomear a primeira edição sob sua tutela, no Mundial de 1970, no México.

 

Como os nomes por vezes pitorescos, as bolas ganharam cores, que também passaram a variar e a tornar a bola mais fashion.

Mas a explicação também está ligada à tecnologia.

Nos primórdios, preto e branco eram os únicos pigmentos usados para facilitar a transmissão em preto e branco das emissoras de TV.

Confira características de cada uma das bolas oficiais

  • México’1970: Primeira bola oficial de uma Copa do Mundo, denominada “Telstar”, feita de couro com o clássico de 32 gomos (com 12 pentágonos pretos e 20 hexágonos brancos).

  • Alemanha’1974: Sem muitas diferenças estéticas, a Telstar se repetiu, no entanto, com uma nova característica: foi a primeira bola impermeável do torneio.

 

  • Argentina’1978: “Tango” foi em homenagem à tradicional dança argentina e fabricada com 12 círculos iguais, o que permaneceu até a Copa de 1998.

  • Espanha’1982: Última bola de couro da Copa do Mundo, o modelo “Tango” se repetiu, mas acrescentando uma costura impermeável.

  • México’1986: Com material sintético, a “Azteca” reproduziu desenhos da civilização asteca, foi costurada à mão e fez referência à cultura do país organizador.

  • Itália’1990: A “Etrusco”, com 32 peças individuais elaboradas com materiais sintéticos, trouxe em seu desenho três leões em referência à civilização etrusca.

  • Estados Unidos’1994: O nome de “Questra” provinha da fusão da frase “The quest for the stars” (em busca das estrelas, em tradução livre para o português).

  • França’1998: A “Tricolore” foi a última com o design da Tango de 1978 e a primeira colorida. As três cores que a adornavam (vermelho, branco e azul) faziam referência à bandeira do país anfitrião. O desenho contava com os símbolos da França tradicional (um galo) e moderna (uma turbina e um trem de alta velocidade).

  • Coreia do Sul/Japão’2002: Com design futurista, a “Fevernova”, nome que associava à ideia da “febre” provocada pelo Mundial no planeta, era mais leve devido a mudanças técnicas. O desenho de turbinas em chamas, como símbolo do avanço tecnológico dos dois países organizadores, marcou a quarta e última geração de bolas – as tecnológicas.

  • Alemanha’2006: A antecessora da Jabulani foi a “Teamgeist” (Espírito de equipe), com cores discretas – branco e negro da camisa da Seleção Alemã – e vivos dourados, inspirados no troféu do Mundial. Foi a primeira bola 100% impermeável.

  • Africa’2010: A “Jabulani” reuniu 11 cores, apesar de predominar o branco, e seus criadores tentaram brincar com o número para representar os 11 jogadores que formam uma equipe e os 11 idiomas oficiais da África do Sul. ‘Jo’Bulani’ faz referência ao início do nome da cidade que recebeu a final, Johannesburgo, cujo significado é “a cidade de ouro”, o que também foi levado em consideração para a escolha da cor.

  • Brasil’2014: O nome “Brazuca” venceu com 77,8% dos votos, num processo de escolha dos próprios brasileiros, que ainda contava com os nomes “Bossa Nova” e “Carnavalesca”. Orgulho nacional, emoção e disposição foram as três características nacionais, símbolos da bola.

  • Rússia’2018: Em homenagem à bola do Mundial de 1970, a “Telstar 18” foi a primeira com chip, devido às novas tecnologias para ajudar a arbitragem. Além disso, foi fabricada com materiais recicláveis, outra novidade no torneio.

 

  • Catar’2022: Para a Copa que começará em novembro, a Adidas lançou a “Al Rihla”, que tem base branca e é coberta por poliuterano texturizado de 20 peças. Segundo a fabricante, as micro e macrotexturas impactam na “melhora da precisão, da estabilidade do voo e do desvio”. Seu nome significa “a jornada” em árabe e ela foi inspirada na cultura, arquitetura e na bandeira do Catar.
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Edu Guedes revela planos de casar com Ana Hickmann

Vem casório por aí! Edu Guedes revelou, durante entrevista ao TV Fama, que pretende...

Brasil cria 244 mil empregos em março, recorde para o mês desde 2010

O mercado formal brasileiro criou 244.315 postos de trabalho com carteira assinada em março....

Dra. Ana Magnani, especialista em procedimentos estéticos nas celebridades, discorre sobre os benefícios do preenchimento glúteo

A injeção de substâncias nos glúteos é feita utilizando líquidos que auxiliam a esculpir...

Mais para você