InícioNotíciasPolíticaVenezuela liberta presos políticos após acordo histórico com EUA

Venezuela liberta presos políticos após acordo histórico com EUA

O governo da Venezuela libertou cinco presos políticos – entre eles, dois líderes da oposição –, nesta quinta-feira (19/10). A medida ocorre dias após acordo parcial firmado entre o governo Nicolás Maduro e a oposição para a realização das eleições presidenciais no país, no segundo semestre de 2024.

Segundo Gerardo Blyde, principal negociador entre a gestão Maduro e a oposição, o jornalista preso Roland Carreno, do partido de oposição Vontade Popular; o ex-deputado Juan Requesens, do Justice First, que foi mantido em prisão domiciliar; e outras três pessoas foram libertadas durante a madrugada. A informação foi divulgada pela agência Reuters.

Na quarta-feira (17/10), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aliviou as sanções ao petróleo e o gás da Venezuela, em resposta a um acordo eleitoral para eleições transparentes e seguras no país.

Os dois lados concordaram que o pleito marcado para o segundo semestre de 2024 contará com observadores internacionais, entre eles, a União Europeia.

Também houve entendimento comum para respeitar os processos de escolha interna de cada ator político, enquanto a oposição se prepara para escolher, no próximo domingo (22/10), o candidato que enfrentará o presidente Nicolás Maduro nas urnas.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Tudo acordado com o Executivo sobre emendas foi sancionado, diz Haddad

“Isso foi reconhecido pelo próprio Arthur Lira”, afirma o ministro da Fazenda em relação...

Marta estreia na campanha de Boulos em reduto onde ajudou rival tucano

São Paulo – De volta ao PT, a ex-prefeita paulistana Marta Suplicy fará, nesta...

Bolsonaro se hospedará no Palácio dos Bandeirantes quando for para ato

Divulgação/Redes sociais 1 de 1 O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas,...

Mulher morre arrastada por enxurrada em São Paulo após salvar o neto

Uma mulher identificada como Rosângela Custódio, de 51 anos, morreu na noite de terça-feira,...

Mais para você