InícioEditorialEsportesVitória encara Sergipe no Nordestão e defende tabu de 23 anos

Vitória encara Sergipe no Nordestão e defende tabu de 23 anos

O Vitória está novamente ameaçado de eliminação precoce no Campeonato Baiano. A uma rodada do fim, o Leão aparece fora do G4, e pode passar vexame pela 5ª vez seguida. Mas, ao mesmo tempo em que vive o drama no estadual, o rubro-negro tem que mudar a chave. É hora de uma mini maratona pela Copa do Nordeste, e garantir bons resultados no regional é fundamental.

Serão três partidas seguidas pela competição. A primeira missão é nesta quarta-feira (15), às 19h30, quando o Leão visita o Sergipe no estádio Batistão, em Aracaju, em duelo válido pela 3ª rodada. Depois, virão dois jogos em casa: no sábado (18), contra o ABC, e no dia 23, diante do Náutico, ambos no Barradão. 

Só depois, no dia 26, que o Vitória entrará em campo para o confronto decisivo pela fase de grupos do Baianão, diante do Barcelona de Ilhéus. O desafio também será em casa.

Se o rubro-negro está pressionado no estadual, a situação no regional não é muito diferente. Ainda que o Nordestão esteja no começo, com apenas duas rodadas disputadas, a equipe vermelha e preta ainda busca sua primeira vitória.

Até aqui, soma um empate com Santa Cruz (1×1) e uma derrota para o CSA (3×1). Este último resultado, aliado ao início de temporada ruim, causou a demissão de João Burse e consequente contratação de Léo Condé.

Com o único ponto somado, o Vitória é o 7º colocado do grupo A. Está à frente apenas do Atlético de Alagoinhas, que visitou o Santa Cruz em Recife, na noite de terça-feira (14), e perdeu por 2×1. Dos oito times da chave, quatro conquistam a classificação para o mata-mata. E, após o início da 3ª rodada, a distância do Leão para o CRB, que fecha o G4, é de cinco pontos.

Ao contrário do que aconteceu na derrota para o CSA, é bom o Vitória entrar no ritmo do jogo desde o início. Na rodada anterior, o Sergipe recebeu outro time baiano no Batistão – o Atlético de Alagoinhas – e atropelou: 4×0. O Gipão teve uma atuação arrasadora desde o início e abriu 3×0 logo no primeiro tempo. No segundo, administrou o placar e ainda balançou a rede mais uma vez.

Aquele foi o primeiro triunfo do Sergipe na Copa do Nordeste, justamente em sua estreia em casa. Até então, o time tinha duas derrotas fora, ambas por 1×0, para CRB e Fortaleza (em confronto adiantado da 5ª rodada). 

O desempenho do rival como mandante, aliás, vem sendo impecável na temporada. A equipe venceu todos os quatro jogos que fez como anfitrião, se mantendo 100% neste quesito no ano.

Além de bater o Carcará, pelo Nordestão, ganhou do Dorense (1×0), América de Propriá (2×0) e Freipaulistano (1×0), todos pelo Campeonato Sergipano. O Gipão chegou a perder uma partida no Batistão em 2023, mas foi na condição de visitante (1×0 para o Confiança).

Mas, se depender do histórico do confronto, a enorme vantagem é do Vitória. O Leão não perde para o rival há 23 anos – a última derrota foi na Copa do Nordeste de 2000, quando sofreu 1×0 do rival, pela semifinal. O rubro-negro, porém, avançou à decisão, já que tinha feito 2×0 no primeiro jogo. O título ficou com o Sport.

De lá para cá, as equipes se enfrentaram mais oito vezes, com seis triunfos do Vitória e dois empates. O último encontro também aconteceu no Batistão, pela fase de grupos do Nordestão 2017, e terminou em 2×1 para o Leão.

Escalação
Além de poder significar a primeira vitória no regional, a partida também pode marcar o primeiro bom resultado da equipe sob o comando de Léo Condé. O técnico estreou no empate de 1×1 com o Jacuipense, resultado que complicou a vida do Leão no estadual.

O treinador terá que fazer ao menos uma mudança na escalação para encarar o Sergipe. Isso porque o zagueiro Dankler foi expulso contra o CSA e está suspenso. 

Será a primeira vez em um mês que o defensor não aparecerá entre os titulares. A última partida sem ele na escalação inicial foi no dia 15 de janeiro, diante do Itabuna. Ali, o Vitória teve João Victor e Marco Antônio – o jogo terminou com goleada de 4×1 para o clube do interior no Barradão. Depois, Dankler estreou entre os 11 titulares e não saiu mais.

No ataque, o Nicolas Dibble está mais uma vez disponível, depois de cumprir suspensão no jogo contra o Jacuipense.

Um possível Vitória tem: Lucas Arcanjo, Railan, Camutanga, Marco Antônio e Zeca; Léo Gomes, Rodrigo Andrade e Diego Torres; Gegê, Léo Gamalho e Nicolás Dibble.

Do lado do Sergipe, o técnico Rafael Jaques também terá que fazer uma mudança forçada. No duelo contra o Atlético de Alagoinhas, o zagueiro Pablo levou dois cartões amarelos e foi expulso. Com isso, terá que cumprir suspensão.

Uma possível escalação tem: Dida, Augusto Potiguar, Alisson, André Penalva e Ian; Diego Aragão, Wescley e Danielzinho; Abner, Igor Bahia e Afonso.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lote de restituição do Imposto de Renda para o RS supera R$ 1,1 bi

São mais de 900 mil declarantes gaúchos na 1ª etapa; os pagadores de impostos...

Jaqueline Tzemos comemora mais um ano de vida com almoço entre amigas

Com simpatia e uma energia contagiante, Jaqueline Tzemos cria laços e cultiva amizades por...

Quase 12 mil animais já foram resgatados das enchentes no RS

Segundo último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, cerca de 11.932...

Mais para você