InícioEditorialEsportesVitória vacila no fim e sofre empate do Santa Cruz na estreia...

Vitória vacila no fim e sofre empate do Santa Cruz na estreia no Nordestão

É só a primeira rodada da Copa do Nordeste 2023, mas o Vitória entrou em campo diante do Santa Cruz neste sábado (21) com uma pressão de jogo decisivo. E o que parecia ser uma tarde com desfecho positivo para o Leão terminou com um balde de água fria. O rubro-negro vencia a partida até os 51 minutos da segunda etapa e quebrava o jejum de três jogos sem vencer, até que o Santa cobrou falta na área e o zagueiro Yan Oliveira cabeceou para o gol de Dalton. O gol do Leão havia sido marcado pelo lateral-direito estreante Zeca, que ganhou chance nos onze iniciais de João Burse após lesão de Railan.

O desenho da partida poderia ter sido outro, principalmente pela quantidade de jogadas desperdiçadas pelos lados de campo ao longo do jogo. A torcida que acompanhou a partida viu o time de Burse ter dificuldades e só melhorar, de fato, na segunda etapa. Isso graças a entrada de alguns nomes que saíram do banco, como o atacante uruguaio Nicolas Dibble, que também estreou com a camisa vermelha e preta, e o centroavante colombiano Tréllez. Rafinha e Léo Gamalho, respectivamente, deram lugar aos gringos.

O gol do Vitória saiu aos 21 minutos da segunda etapa após Osvaldo cruzar na área pelo lado direito, Dibble cabecear forte e obrigar o goleiro Geaze a fazer uma grande defesa. No rebote, Zeca se posicionou bem sem marcação dentro da área e bateu rasteiro e cruzado para a rede.

A jogada que gerou o gol do Leão não foi novidade dentro do jogo. Antes disso, o time de Burse já havia testado os cruzamentos na área durante toda o primeiro tempo. Todos sem sucesso. Com um 4-3-3 em campo, o treinador rubro-negro fez quatro mudanças em relação ao último jogo, na derrota para a Juazeirense.

Além da troca na lateral, Camutanga ganhou chance no time titular no lugar de Marco Antônio na zaga, Osvaldo substituiu Eduardo e formou o trio de ataque com Rafinha e Gamalho, e o argentino Diego Torres ganhou oportunidade na vaga de Leo Gomes. Com isso, o time ficou apenas com Rodrigo Andrade na marcação no meio e apostou nas jogadas pelas pontas para agredir a defesa do Santa Cruz.

Entretanto, Rafinha e Osvaldo pecaram bastante nos cruzamentos pelo lado e o Leão só criou, de fato, uma grande chance na primeira etapa. Zeca avançou até a entrada da grande área, enfiou a bola para Osvaldo e o camisa 7 tentou encobrir o goleiro adversário, mas parou na boa defesa de Geaze.

Em outros lances, tantos os pontas quantos os laterais João Lucas e Zeca, que foram bastante presentes no ataque, não acertavam a redonda com precisão. Hora pecavam na força, outras vezes erravam a direção do cruzamento. Léo Gamalho sofreu bastante para ter chances claras com a bola, precisando sair da área algumas vezes para se apresentar ao jogo. O único lance claro aconteceu aos 42 minutos do primeiro tempo, quando o centroavante recebeu o cruzamento sozinho e mergulhou mal na cabeceada.

Mais chances perdidas

No segundo tempo, os cruzamentos encaixaram e o Vitória teve outras chances de ampliar o placar pelo alto, como a cabeceada forte de Tréllez no gol, que parou no arqueiro do Santa, e finalizações de fora da área que saíram dos pés de Eduardo, que entrou no lugar de Diego Torres, João Pedro, que substituiu Zeca após o 1×0, e Osvaldo. Nenhuma delas com real perigo para a meta dos pernambucanos.

A pressão que o time de João Burse aplicou no Santa Cruz inibiu as chances claras do adversário ao longo da segunda etapa. Nicolas Dibble foi o destaque com o acerto nos lançamentos e boa velocidade pelo lado esquerdo. Porém, o vacilo que cedeu o gol de empate também já vinha se desenhando no fim da partida.

O Santa intensificou as jogadas pelo lado do campo na busca pelo empate e a defesa rubro-negra se comportou mal, fazendo faltas sem necessidade e dando chances de bola parada ao adversário. Foram três faltas em menos de dez minutos. Na terceira e última delas, o zagueiro Yan Oliveira marcou e deixou a torcida rubro-negra bastante irritada na saída do Barradão.

FICHA TÉCNICA 

Vitória 1×1 Santa Cruz – 1ª rodada da Copa do Nordeste 2023

Vitória: Dalton, Zeca (João Pedro), Dankler, Camutanga e João Lucas; Rodrigo Andrade (Léo Gomes), Gegê e Diego Torres (Eduardo); Osvaldo, Léo Gamalho (Tréllez) e Rafinha (Nicolas Dibble). Técnico: João Burse.

Santa Cruz: Geaze, Jefferson Feijão, Ítalo Melo, Yan Oliveira, Ian Rodriguez; João Erick (Baraka), Arthur e Anderson Ceará (Paulista); Hugo Cabral (Marcelinho), Lucas Silva e Michel Douglas (Dagson). Técnico: Ranielle Ribeiro.

Estádio: Barradão
Público: 7.823
Gols: Zeca, aos 21, e Yan Oliveira, aos 51 do segundo tempo
Cartão amarelo: Rodrigo Andrade e Diego Torres (Vitória); Anderson Ceará, João Erick e Tharlles (Santa Cruz)
Arbitragem: Caio Max Augusto Vieira, auxiliado por Jean Márcio dos Santos e Vinícius Melo de Lima (trio do RN)

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Reutilização de Trilhos: Como aproveitar ao máximo esse material

A Reutilização de Trilhos é uma prática notável que está ganhando impulso em diversas...

Criminosos capotam carro durante fuga da polícia no bairro de Itapuã, em Salvador

Pelo menos cinco homens foram detidos pela polícia, na noite desta quinta-feira (21), no...

Empresário chinês apontado como mandante de incêndios em lojas e galpão em Feira de Santana é preso

Apontado como mandante dos incêndios que destruíram um galpão e duas lojas em Feira...

Indiciamento pela PF não interrompe férias de Bolsonaro na praia

O indiciamento de Jair Bolsonaro pela Polícia Federal no inquérito do golpe, nessa quinta-feira...

Mais para você