InícioEditorialVotação sobre a unificação dos cartórios é adiada para julho

Votação sobre a unificação dos cartórios é adiada para julho

A votação que decidiria sobre a unificação dos cartórios na Bahia, prevista para ocorrer nesta quarta-feira (29), foi adiada. O Tribunal de Justiça da Bahia informou, em nota, que o relator do processo precisou se ausentar por problemas de saúde e que a apreciação da matéria foi transferida para o dia 20 de julho.

“O relator, Desembargador Jatahy Júnior, por motivos de saúde, precisou se ausentar da sessão. Todos os processos de relatoria dele foram adiados. A data da reunião extraordinária no Tribunal Pleno para avaliar a matéria ficou para o dia 20 de julho”, diz a nota.

Caso aprovado, o projeto de autoria das Corregedorias do Poder e emendada na Comissão de Reforma do TJ-BA, fará com que 89% dos municípios do estado, 370 cidades, tenham um único cartório para todas as demandas. 

A medida está dividindo opiniões. Quem é a favor argumenta que a qualidade do serviço é ruim, falta pessoal em algumas unidades e baixa demanda em mais de 300 cartórios, e que a junção dos serviços ajudaria a amenizar esses problemas. Quem é contrário à medida afirma que a unificação não vai resolver esses problemas, que o serviço ficará ainda mais sucateado e haverá maior possibilidade de fraudes.

Atualmente, a Bahia possui 1.154 cartórios divididos em cinco atividades distintas e complementares (veja quadro abaixo) e distribuídos em todas as cidades do estado. A divisão por função específica permite ainda que essas repartições funcionem como fiscais umas das outras. Unificar o serviço prejudicaria essa fiscalização.

Conforme revelado pela coluna Satélite, do CORREIO, nas edições dos dias 20 e 30 de agosto do ano passado, entre as 370 cidades que passariam a ter o cartório único estão São Desidério e Formosa do Rio Preto, onde ocorreram os casos de grilagem de terras investigados pela Operação Faroeste.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Edu Guedes revela planos de casar com Ana Hickmann

Vem casório por aí! Edu Guedes revelou, durante entrevista ao TV Fama, que pretende...

Brasil cria 244 mil empregos em março, recorde para o mês desde 2010

O mercado formal brasileiro criou 244.315 postos de trabalho com carteira assinada em março....

Dra. Ana Magnani, especialista em procedimentos estéticos nas celebridades, discorre sobre os benefícios do preenchimento glúteo

A injeção de substâncias nos glúteos é feita utilizando líquidos que auxiliam a esculpir...

Mais para você