A Netflix está em parceria com a Microsoft para seu próximo nível de streaming suportado por anúncios, anunciou a empresa na quarta-feira. O serviço de streaming diz que a Microsoft se tornará seu “parceiro de vendas e tecnologia de publicidade global” ao lançar a opção mais barata.
“É muito cedo e temos muito o que trabalhar”, escreve o COO da Netflix, Greg Peters, no post. “Mas nosso objetivo de longo prazo é claro. Mais opções para os consumidores e uma experiência de marca de TV premium e melhor do que linear para os anunciantes. Estamos entusiasmados por trabalhar com a Microsoft enquanto damos vida a este novo serviço.”
Em um post no blog da Microsoft, a empresa diz que os profissionais de marketing trabalharão com a Microsoft para trazer anúncios para o ecossistema Netflix. “O anúncio de hoje também endossa a abordagem de privacidade da Microsoft, que se baseia na proteção das informações dos clientes”, diz Mikhail Parakhin, presidente de experiências na web da Microsoft. Fora da Netflix, a Microsoft também está procurando trazer anúncios para jogos gratuitos do Xbox.
A Netflix sugeriu pela primeira vez um nível mais barato e suportado por anúncios em maio e depois confirmou a possibilidade no mês passado. Embora a Netflix não tenha anunciado uma data oficial para o lançamento da camada, há rumores de que ela estará disponível para os clientes até o final de 2022. As notícias da camada suportada por anúncios da Netflix surgiram depois que a empresa revelou uma diminuição no número de assinantes pela primeira vez em uma década no último trimestre, chegando a 222 milhões globalmente. A empresa também está explorando a transmissão ao vivo e formas de reprimir o compartilhamento de senhas para ajudar a mitigar o declínio de assinantes e receita.
Escolher a Microsoft lembra um relacionamento próximo entre os dois para lançamentos de streaming. A primeira versão do Watch Instantly que transmitia principalmente filmes B usava a tecnologia Silverlight da Microsoft para fornecer vídeo em vez do Flash Player mais comum até ser substituído por HTML5, e o Xbox 360 foi o primeiro console com um aplicativo de streaming HD Netflix.