InícioEditorialPolítica NacionalZanin diz que liberdade de expressão não é absoluta e defende jornalismo...

Zanin diz que liberdade de expressão não é absoluta e defende jornalismo como fundamental para a democracia

Ministro participou de evento no STF e também falou sobre o papel das agências de checagem para evitar a propagação de notícias falsas

Nelson Jr./SCO/STF

ristiano Zani também falou sobre o uso das redes sociais por cidadãos e a importância do jornalismo e das agências de checagem para evitar a propagação de notícias falsas

Em evento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre Combate à Desinformação e Defesa da Democracia, o ministro Cristiano Zanin defendeu que o direito à liberdade de expressão “não é absoluto” e exaltou o papel do jornalismo como fundamental para a defesa da democracia. O magistrado participava nesta sexta-feira, 15, de um painel sobre jornalismo e agências de checagem quando falou sobre a necessidade de exercer a liberdade de expressão com responsabilidade. “É importante ressaltar que a liberdade de expressão não é um direito absoluto. Entre as diversas garantias constitucionais, ela requer sobremaneira que seja exercida com responsabilidade. O que temos visto é uma avalanche de postagens nas redes sociais sem a menor preocupação com a verdade e, em muitos casos, com a clara intenção de apresentar um fato distorcido para propositadamente manipular a informação, aniquilar reputações, que podem prejudicar a imagem de uma pessoa, de uma instituição pública ou de uma empresa. Nesse contexto, entra a importância da atuação das agências de checagem”, afirmou o ministro.

Cristiano Zanin também falou sobre o uso das redes sociais por cidadãos e a importância do jornalismo e das agências de checagem para evitar a propagação de notícias falsas e defender a democracia. “Sabe-se que o jornalismo desempenha um papel fundamental na defesa da democracia e liberdades individuais, pois auxilia a sociedade a tomar decisões na vida política e social do país. Assim, todos lutamos por uma imprensa livre que traga sempre a verdade do relato dos fatos, que apresente sempre críticas sobre assuntos do mundo, mas que não seja utilizada como ferramenta de propagação de mentiras”, completou.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

EUA dizem que manterão apoio a Israel após ataque a refugiados

Casa Branca afirma que o país vai aguardar investigação israelense sobre bombardeio que matou...

Saidinhas: 3 candidatos à sucessão de Lira votaram contra veto de Lula

Apesar do forte apelo do governo, apenas dois dos seis principais pré-candidatos à sucessão...

Funcionário flagrado com diretor em camarim do SBT é comprometido

O alvoroço causado nos corredores do SBT por conta de uma aventura sexual entre...

Saiba quem era Arthur Virgílio Bisneto, ex-deputado federal morto aos 44 anos

O ex-deputado federal Arthur Virgílio Bisneto (PL) morreu nesta terça-feira (28), aos 44 anos, em Manaus. Filho...

Mais para você