InícioEditorialPolítica NacionalZanin nega revisão a veto de apreensão preventiva a menores no RJ

Zanin nega revisão a veto de apreensão preventiva a menores no RJ

Governo e prefeitura do Rio realizaram operações nas orlas para evitar arrastões; PGE-RJ apontou possíveis “dúvidas” no acordo

Ministro Cristiano Zanin durante sessão da 1ª turma do STF Nelson Jr./SCO/STF

PODER360 12.mar.2024 (terça-feira) – 17h40

O ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), barrou um recurso da PGE-RJ (Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro) para revisar a determinação que proíbe a apreensão “preventiva” de menores de idade. A decisão foi publicada na 6ª feira (8.mar.2024). Eis a íntegra (PDF – 125 kB). 

Em fevereiro, o STF firmou um acordo com o governo e a prefeitura do Rio que proibia a apreensão de menores de idade sem mandado ou flagrante. A decisão segue uma determinação da juíza Lysia Maria Mesquita, da 1ª Vara da Infância, Juventude e Idoso da capital carioca. 

No recurso, a PGE-RJ disse que poderiam ficar dúvidas sobre os termos do acordo e pediu a revisão da proposta assinada entre as partes. Zanin, porém, disse que a procuradoria atua para reduzir a atuação do juizado especializado. 

“Não se observa, portanto, nenhum ponto de obscuridade que esteja a merecer esclarecimentos. Assim, observo que a pretexto de suprir omissão, o embargante tem o propósito de reduzir o campo de atuação do juízo especializado, a quem competirá dirimir questões pontuais que surjam em virtude da execução do acordo“, diz Zanin. 

A prefeitura e o governo do Rio de Janeiro realizam, anualmente, operações nas orlas das praias para evitar arrastões. Entretanto, as forças de segurança têm autonomia para deter menores de idade. 

Em dezembro, a Justiça do Rio de Janeiro acatou um pedido do Ministério Público para barrar as abordagens sem justificativa. O entendimento foi seguido pela PGR (Procuradoria Geral da República). 

O Poder360 procurou o governo e a prefeitura do Rio de Janeiro para comentarem a decisão, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Governo federal envia Força Nacional para o RS e acelera liberação de emendas parlamentares

Em um esforço coordenado para mitigar os efeitos devastadores da tragédia que assolou o...

Ministério da Saúde inaugura biofábrica de projeto antidengue em MG

Método consiste na liberação de Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, que impede que os vírus...

Mais para você