Chame Táxi Uirislan

Eleições 2016 | Bahia tem 34,1 mil candidatos a vereador e 1,2 mil a prefeito

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu até a última segunda-feira (15) 495,4 mil pedidos de registro de candidaturas para as eleições municipais de 2016, sendo 86,2 mil contabilizados em São Paulo, Estado com maior quantidade de pré-candidatos.

Itamaraju - capaeletronicaO prazo para quem quer concorrer a uma cadeira de prefeito, vice-prefeito ou de vereador se encerrou às 19h.

O número final, porém, só deverá ser conhecido nesta terça-feira (16). Os técnicos do Tribunal ainda não finalizaram os registros apresentados nas cidades com fuso horário em relação à Brasília, principalmente do Acre e do Amazonas.

Quatro anos atrás, 492,4 brasileiros disputaram vagas nas Câmaras e prefeituras brasileiras. O montante deste ano deve ficar abaixo desse patamar.

O balanço do TSE, divulgado pelo às 20h desta segunda, traz apenas o total de registros.

Todos passarão pelo crivo da Justiça Eleitoral, que vai analisar quais deles estão impedidos de concorrer por estarem em desacordo com a Lei da Ficha Limpa. Outros podem desistir e retirar suas candidaturas.

Do quase meio milhão de pretensos chefes de Executivo e legisladores, 461,7 mil, ou 93,2% miram uma vaga de vereador.

Em São Paulo, foram contabilizados 81,7 mil pré-candidatos a vereador e 2,2 mil a prefeito.

O segundo Estado com maior número de registros foi Minas Gerais, com 79,6 mil, sendo que 74,6 mil deles pretendem concorrer a Câmaras locais e outros 2,5 mil, a prefeituras.

Logo atrás vêm: Bahia, com 36,7 mil pré-candidatos (34,1 mil a vereador e 1,2 mil a prefeito); e Paraná, onde foram recebidos 31,7 mil registros (29,5 mil a vereador e 1,1 mil a prefeito).

Até às 20h, a unidade da federação com o menor número de pré-candidatos era Roraima. Apenas 1,6 mil roraimenses pretendem disputar as eleições: 1,5 mil a vereador e 75 a prefeito.

Por | Folhapress

Deixe seu comentário. Interaja Você Também!