InícioItamaraju: PSF’s Fátima-I e II estão sendo reconstruídos

Itamaraju: PSF’s Fátima-I e II estão sendo reconstruídos

Os Postos da Urbis-II/Liberdade, Várzea Alegre e Centro estão sendo reformados e o Posto de Saúde do Bela Vista será ativado

Os moradores dos bairros Liberdade, Várzea Alegre, Fátima e Centro serão beneficiados com serviços médicos oferecidos em ambientes mais arejados, amplos e com cheiro de novo. Por intermédio de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Itamaraju e o Ministério da Saúde, estão sendo reformados os Postos de Saúde da Família (PSF) da Urbis-II, os dois da Várzea Alegre e dois do Centro, a exemplo do que já aconteceu com os PSF’s do Cristo Redentor, Novo Prado, Fátima-III, São João da Prata (ampliado) e Vila União.

A Prefeitura também deve colocar em atividade nos próximos dias o Posto de Saúde do Bairro Bela Vista, mantido pelo município em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Centro de Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia (FACISA/CESESB), haja vista que seu funcionamento não fora autorizado pelo MS. O Posto de Saúde do Bela Vista foi construído no Governo Frei Dilson Santiago, mas nunca funcionou. Os moradores do bairro que precisavam de atendimento médico tinham que se deslocar até a Jaqueira, distante cerca de 4 quilômetros.

No Bairro de Fátima, os PSF’s Fátima-I e Fátima-II, considerados por médicos e moradores como os mais precários do município, foram demolidos e estão sendo reconstruídos. O novo prédio, com quase 300 metros quadrados de área construída, tem arquitetura imponente, com Janelas de vidro em espessura de 8 milímetros e cobertura em laje e telha branca.

Construídos no mesmo endereço, à Rua Waldemar Fontes de Azevedo, os PSF’s têm em sua planta seis consultórios, sendo dois destes odontológicos; salas de vacina, curativo, esterilização, reunião, nebulização; quatro banheiros; copa e cozinha; farmácia; e depósito de material de limpeza. O projeto ainda contempla rampa de acesso e sala de espera com aproximadamente 30 metros quadrados.

O mestre de obras José Leal informou à nossa equipe que a parte de fundação já foi concluída e dentro de trinta dias as paredes já estarão erguidas, “em ponto de laje”, disse. Leal enfatizou que o prazo de entrega é de 180 dias, mas a equipe está trabalhando em ritmo acelerado para concluí-la em três meses.

Moradores como dona Erivalda de Jesus Souza, 37 anos; seu Etevaldo Lima dos Santos, 54 anos; a jovem Graziele; Iraildes Jesus dos Santos, residente na Rua Sergipe há 26 anos; e dona Maria D’Ajuda de Jesus, 54 anos, há mais de 30 anos no bairro; foram unânimes em afirmar que o antigo prédio não oferecia nenhum conforto aos pacientes, “era muita gente pra ser atendida e um espaço muito limitado, era um empurra empurra danado”, conta Iraildes.

A enfermeira Ilza Geltrudes, coordenadora da Atenção Básica em Itamaraju, afirmou que a Secretaria de Saúde percebeu a necessidade, haja vista o grande número de famílias atendidas nos dois PSF’s, 1,6 mil. Geltrudes reconheceu que a antiga estrutura não era compatível com a necessidade, mas demonstrou muito entusiasmo quando perguntamos sobre a nova estrutura, “vai ser um dos mais bem instalados de toda Itamaraju”, comemora. A obra foi orçada em mais de R$ 300 mil, em recursos federais com contrapartida do município.

Para a secretária municipal de Saúde, Jane Evangelista Matos de Araújo, a iniciativa de reformar os Postos de Saúde, reconstruir os do Bairro de Fátima e ativar o do Bela Vista, atende a uma determinação do prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares (PSD), que tem cobrado constantemente a eficientização do atendimento nos Postos.

Por / Nilson Chaves

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Distribuidoras de gás veem “sinais promissores” para o setor

Abegás diz que planos do governo para estimular o desenvolvimento da demanda e oferta...

Decisão de Zanin e aval de Dino no STF abrem nova frente em crise entre três Poderes

Foto: Gustavo Moreno/Divulgação STF O ministro Cristiano Zanin, do STF 26 de abril de...

Vigilante morto por paciente fazia último plantão antes de aposentaria

O vigilante Nivaldo Bezerra da Silva, de 66 anos, foi morto na manhã desta...

Saiba por que Murilo Couto deixou o The Noite do SBT

Nilton Russo/Divulgação 1 de 1 Murilo Couto ...

Mais para você